Foto: Cristóvão Nonato / Manauscult

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), anuncia a agenda e convoca os artistas para as reuniões setoriais da Lei Paulo Gustavo (LPG), cumprindo os compromissos em relação às consultas e devolutivas. As atividades ocorrerão no período de 20 a 23/6, na sede do Concultura, no centro da cidade.

O objetivo dessas reuniões setoriais é dar o retorno das questões e sugestões levantadas nas reuniões que aconteceram em março deste ano, que são chamadas de devolutivas, bem como serão discutidas as minutas dos editais da Lei Paulo Gustavo, e ainda a realização da Conferência Municipal de Cultura.

Para o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso, esse é um momento importante para toda a classe artística e cultural, para os trabalhadores e fazedores de cultura. “Este é o momento para que todas as dúvidas sejam tiradas, e o papel da prefeitura é ajudar no fortalecimento de toda essa classe, e a Manauscult estará a disposição para apoiar, ajudar e contribuir nesse processo”, afirmou.

O presidente do Concultura, Tenório Telles, ressaltou que o conselho de Cultura trabalha de forma antecipada para implementar a Lei Paulo Gustavo.

“Desde o ano passado estamos realizando o processo de consulta pública e, agora, faremos mais uma rodada de devolutivas e consulta para afinarmos os detalhes para a elaboração dos editais que nortearão a participação dos fazedores de cultura. Desse modo, a Prefeitura de Manaus reafirma o compromisso de desburocratizar e contribuir para gerar oportunidade de trabalho e renda para os artistas de Manaus”, disse Telles.

Tenório Telles

A Lei Paulo Gustavo, que foi criada em plena pandemia, tem o objetivo maior de incentivar a classe artística e reaquecer a economia criativa, lembrou o presidente da Comissão da LPG pelo Concultura em Manaus, Neilo Batista.

“Mas, como houve a demora em ser operacionalizada e as discussões ampliadas no atual governo, o sentido e alcance da LPG tomou uma amplitude maior de inclusão social e acessibilidade aos deficientes físicos, além de atender as políticas afirmativas de raça, gênero e grupos sociais”.

Neilo conta que o instrumento da busca ativa nas comunidades urbanas e rurais para encontrar artistas em vulnerabilidade social, revelar talentos e os mestres da cultura que não têm registro profissional nas categorias reconhecidas, será uma das novidades que deverão ser atendidas nos editais.

Veja vídeo

Video: Portal IF3M

Agenda

As reuniões vão acontecer na sede do Concultura, localizado no palácio Rio Branco, na avenida 7 de Setembro, s/n, na praça Dom Pedro II, no centro histórico.

A primeira reunião acontece na terça-feira, 20/6, às 18h, com os segmentos de Teatro e Circo, sob a coordenação do conselheiro Francis Madson, e Alan Gomes, conselheiro do segmento do Audiovisual.

No dia 21/6, às 19h, será a vez do segmento de Artes Visuais, com coordenação de Dudson Carvalho, conselheiro do segmento dos artistas visuais, e secretariado por Vilma Pessoa, conselheira representante da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Dia 21/6, às 19h, será direcionada à Cultura Popular, coordenada por Ricardo Moldes, conselheiro do segmento da Dança, e secretariada por Mônica Marques, conselheira do segmento de Cultura Popular.

Dia 21/6, às 19h, se reunirão no segmento de Música, coordenado por Ricardo Moldes, conselheiro do segmento da Dança e Aldemir Frank Botelho, conselheiro representante da Música.

Dia 21/6, às 19h, segmento de Dança, com    Ricardo Moldes, conselheiro do segmento da Dança e Fábio Mafra, conselheiro representante da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Dia 22/6, às 14h, Cultura Étnica, coordenada por Ludimar Nunes, conselheiro do segmento de Cultura Étnica e secretária Ricarda Galvão, conselheira representante da Secretaria Municipal de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef).

Dia 22/6, às 18h, Literatura, por Dori Carvalho, conselheiro do segmento da Literatura e      secretariado por Rayana Rodrigues, conselheira representante da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

No dia 23/6, às 18h, Audiovisual, com Allan Gomes, conselheiro do segmento do Audiovisual e Ana Darc do Concultura.

— — —

Texto – Cristóvão Nonato / Manauscult

Foto – Divulgação / Manauscult

Leia mais:

Portal IF3M – Prefeitura de Manaus inicia teste em semáforo que priorizará ônibus, ambulâncias e veículos de emergência atrasados

Portal IF3M – João Carlos defende intercâmbio entre Amazonas e Portugal em Conferência no município de Itacoatiara

Portal IF3M – Prefeitura de Manaus divulga pré-selecionados em curso básico de ‘Programação’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *