Foto : Divulgação

O Programa Dermato Saúde Amazonas (DSAM), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizado pela Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), encerrou, no último fim de semana, a primeira semana de trabalho no município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), onde um grupo de técnicos e enfermeiros estão fazendo busca ativa de pacientes com hanseníase e a triagem de pessoas com algum tipo de outras doenças de pele.  

É o quarto município visitado pelo programa que, desde o início dos trabalhos, em junho deste ano, já contabiliza 4.166 atendimentos, 2,8 mil exames dermatológicos, sendo 1.202 consultas feitas por dermatologistas.  

Na semana passada, o trabalho foi concluído em Coari. Nesse município, foram realizados 1.250 atendimentos, 792 exames dermatológicos e 400 consultas. O atendimento foi realizado no Hospital Geral de Coari, onde também 49 pacientes passaram por cirurgias dermatológicas, com alguns pacientes tendo sido submetidos a mais de um procedimento cirúrgico.  

Ainda em Coari, foram detectados quatro casos novos de Hanseníase, 28 casos de Câncer de Pele 368 outras dermatoses tais como: Dermatite alérgica, escabiose, psoríase, dermatite seborreica, dermatite atópica, pitiríase versicolor.  

“Em Coari, foi um trabalho muito árduo e intenso, tanto na parte de dermatologia clínica quanto cirúrgica. Tivemos muitos casos graves, tumores avançados como por exemplo o de câncer de pele. Portanto tem sido uma ação importante, porque muitos pacientes não teriam condições de ir para capital, algumas pessoas tinham até dificuldade de locomoção, então conseguir entregar esse serviço lá foi muito importante, pois dessa forma vamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas”, avaliou o diretor-presidente da Fuham, Carlos Chirano.  

Demais municípios  

Em Presidente Figueiredo, o primeiro município visitado no início de junho, foram realizados 1.388 atendimentos, com 1.076 exames realizados, tendo sido detectados dois casos de hanseníase, com 312 pessoas tendo passado por consultas da equipe médica da Fuham.  

Em Manacapuru, o segundo município visitado, a equipe da Fuham atendeu a 1.528 pacientes. Desse total, 490 pessoas passaram por consultas com os dermatologistas e quatro casos de hanseníase foram detectados. Entre as doenças mais registradas, estão: dermatite atópica, dermatite contato, dermatite alérgica, escabiose, dermatite seborreica, micoses superficiais, câncer de pele, vitiligo, acne e outras dermatoses.  

Em Maués, a equipe passou a semana passada fazendo a triagem com pessoas com algum tipo de problema de pele. Elas serão encaminhadas ao atendimento do especialista de acordo com a avaliação técnica. Os dados são do Departamento de Controle de Doenças e Epidemiologia (DCDE) da Fuham.   

Como funciona o Programa  

O Dermato Saúde Amazonas divide o atendimento em duas etapas. Na primeira semana, uma equipe de técnicos e enfermeiros especializados em dermatologia chega à cidade e faz a triagem em pacientes que apresentam algum tipo de problema na pele. A triagem é feita em uma unidade de Saúde local, mas os profissionais também realizam visitas em residências, na cidade e na zona rural, assim como em escolas verificando a população até 16 anos.   

Na segunda semana, chega a equipe composta de médicos dermatologistas que vão realizar as consultas a pacientes já selecionados pelos técnicos e enfermeiros. De acordo com o diagnóstico, o tratamento já começa imediatamente.   

Acompanhamento posterior

A chefa do DCED, Valderiza Pedrosa, explica que o Dermato Saúde AM vai garantir o acompanhamento posterior, tanto à população usuária quanto aos profissionais de Saúde dos municípios. “Nós também estaremos dando apoio aos casos que precisem continuação no tratamento, que precise realizar um outro tipo de tratamento e precise vir pra Manaus”, informou. 

O treinamento a mais profissionais na área de atendimento dermatológico, como por exemplo a prática de biópsia (retirada de amostras de tecido da pele para análise em laboratório), também será oferecido ao município que se disponha a mandar profissionais para aperfeiçoamento na Fuham, em Manaus.  

Treinamento local  

Além do atendimento especializado, feito por dermatologistas, o Dermato Saúde Amazonas está dando treinamento aos profissionais dos municípios. Médicos, enfermeiros, técnicos e agentes comunitários de Saúde estão recebendo treinamento na área de dermatologia. Até agora, nos três municípios visitados, já foram capacitados 201 profissionais.  

O Dermato Saúde AM planeja terminar o ano de 2023 com 12 municípios visitados tendo diminuído consideravelmente a fila de pacientes com algum tipo de doença de pele.  

Fonte: Agência Amazonas

Leia mais :

Porta IF3M – Ministros e autoridades do direito participam de Seminário Internacional no TCE-AM

Porta IF3M –A Polícia Civil de São Paulo identificou e prendeu nesta terça-feira (25), acusado pelo arremesso da garrafa em torcedora do palmeiras

Porta IF3M – Após mais de três anos, caso Paraisópolis tem 1ª audiência na Justiça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *