A PF-AM informou que prendeu o empresário Brubeyk Garcia Nascimento, principal alvo da Operação Emboabas deflagrada nesta quarta-feira (20) no Amazonas e mais cinco estados. Brubeyk, é sócio da Bamc Laboratório de Análises de Solos e Minérios Ltda. É apontado pela PF como o “maior negociador e contrabandista de ouro” do Brasil.
A PF cumpriu mandado de prisão preventiva e de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, em Manaus. A operação identificou indícios de contrabando de ouro para Europa após a prisão em flagrante de Brubeyk, pela primeira vez no Aeroporto de Manaus, em 2020 na ocasião, ele transportava 35 kg de ouro, e pretendia entregar a dois norte-americanos, sócios de uma empresa em Nova Iorque.
PF revelou que a organização criminosa adquire ouro de terras indígenas e leitos de rios com uso de dragas e, por meio de fraude, declara que o ouro foi extraído em permissões de lavra garimpeira (PLG) regularmente constituídas. Também foi identificado o “esquentamento” do ouro com ajuda de um austríaco naturalizado brasileiro. Brubeyk tinha mandados de prisão abertos por três estados: Amazonas, Roraima e Tocantins.
Edição: Mirian Costa
Leia mais :
Portal IF3M – Linguagem reforça preconceito e barreiras para pessoas com deficiência
Portal IF3M – Fumaça em Manaus tem origem em municípios do interior do Estado, alerta Semmas
Portal IF3M – Governador Wilson Lima anuncia internet de alta qualidade para Tabatinga, em parceria com a Anatel