Nesta quarta-feira (20/9), a vereadora Professora Jacqueline (UB) homenageou a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), pelos seus 22 anos de história, por meio de uma reunião solene realizada no plenário Adriano Jorge, na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O evento contou com a presença de autoridades que fazem e fizeram parte da história da universidade, como reitores, professores, ex-reitores e representantes dos órgãos públicos do município de Manaus e do estado do Amazonas, que foram homenageados com a entrega de diplomas de honra ao mérito.
“O sentimento é de gratidão por essa instituição que formou a minha filha e muitos outros estudantes de Manaus e do Amazonas. A UEA é digna de reconhecimento, pois transforma os nossos filhos em grandes profissionais, uma formação de qualidade e além do mais, o crescimento científico na pesquisa sobre a Amazônia, o poder da ciência para a preservação da floresta”, destaca a vereadora.
História da UEA – A UEA é uma instituição de ensino superior que desempenha um papel fundamental na promoção da educação e no desenvolvimento do conhecimento científico, com um foco particular na região da Amazônia. Fundada em 12 de janeiro de 2001, por meio da Lei nº. 2.637, sancionada pelo então governador Amazonino Mendes (in memorian), a UEA tem desempenhado um papel crucial na formação de recursos humanos de alta qualidade e na pesquisa sobre a região amazônica.
A UEA é uma universidade pública, dotada de autonomia em sua política educacional, o que lhe permite moldar seus programas acadêmicos de acordo com as necessidades da região e do país. Ela possui personalidade jurídica de direito público e goza de autonomia administrativa, financeira, pedagógica, disciplinar e de gestão. A instituição faz parte da administração indireta do Poder Executivo do Estado do Amazonas e está diretamente vinculada ao governador do Estado.
Um dos principais objetivos da UEA é desenvolver o conhecimento científico, especialmente voltado para a Amazônia. Esta missão reflete a importância estratégica da região amazônica em termos de biodiversidade, recursos naturais e desafios ambientais. A pesquisa realizada na UEA contribui para o entendimento e a preservação desse ecossistema único, ao mesmo tempo em que busca soluções para os desafios sociais e ambientais enfrentados na região.
Fonte: Câmara Municipal de Manaus
Leia mais :
Portal IF3M –Sepror e Embrapa definem programação para continuidade do Workshop de Cadeias Produtivas no Amazonas
Portal IF3M – Prefeitura de Manaus participa de evento nacional sobre ‘Busca Ativa Escolar’
Portal IF3M – Prefeito David Almeida lança sistema de cadastro nos programas de habitação