A Secretaria de Estado e Saúde do Amazonas (SES-AM), por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas–Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), divulga, nesta quinta-feira (23/11), um balanço de 27 visitas técnicas da Vigilância Epidemiológica em 18 municípios do Amazonas.
Os dados são referentes ao período de janeiro a outubro de 2023 e fazem parte do planejamento institucional da Fundação, em atuar com suporte na identificação de desafios e necessidades específicas de cada município. As visitas são uma forma diferenciada de capacitar os profissionais da vigilância em saúde sobre a prevenção de agravos, a partir da importância e fortalecimento de vínculos entre coordenadores da rede estadual e municipal para uma vigilância mais sensível e especializada.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, acrescenta sobre a importância de manter o apoio junto aos municípios para o fortalecimento da vigilância em saúde. “O nosso monitoramento é permanente e contínuo com as secretarias municipais de saúde. Dessa forma integrada, apoiamos os municípios respeitando suas especificidades de território”, destaca a diretora.
A gerente de Vigilância de Doenças Transmissíveis do (GVDT), Noélia Araújo, também destaca sobre a importância dessa estratégia. “As visitas são realizadas de acordo com a necessidade de suporte pelos municípios e a sazonalidade das doenças”, afirma.
Municípios
Os municípios que receberam a visita técnica de janeiro a outubro foram: Humaitá, Tabatinga, Tonantins, Jutaí, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Iça, Ipixuna, Manacapuru, Maraã, Iranduba, Presidente Figueiredo, Borba, Careiro Castanho e Alvarães, Parintins, Tefé, São Gabriel da Cachoeira e Lábrea.
Fonte: Agência Amazonas
Leia mais :
Portal IF3M – Minha Casa Minha Vida, como o programa funciona e quem tem direito
Portal IF3M – Temporada de cruzeiros no Amazonas promete oferecer momentos inesquecíveis aos visitantes
Portal IF3M – Audiência Pública proposta por Elan Alencar discute implantação de cuidados paliativos em Manaus