De janeiro a junho de 2024, mais de 500 mil metros quadrados foram licenciados com novos alvarás de construção na capital amazonense, segundo dados da Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb).
São exatos 515.897,65 metros quadrados licenciados e regulares, incentivando o setor da construção civil na capital, gerando mais negócios, empregos e renda.
No período, o mês com maior volume de alvarás, por área, foi o de abril, quando o Implurb processou licenciamento de 177.557,13 metros quadrados de área. De janeiro de 2021 a junho de 2024, a autarquia expediu 3.195 certidões de alvará de construção, o que representa mais de 4,1 milhões de área em metros quadrados.
No primeiro semestre, o Implurb emitiu mais 330 certidões. “ Seguimos com números positivos no ano. É uma ação que os servidores do Implurb oferecem e desenvolvem para a população da cidade de Manaus. São mais de 4,1 milhões de metros quadrados com alvará, o que tem reflexo na geração de emprego e renda no setor da construção civil”, contabilizou o diretor-presidente da autarquia, Carlos Valente.
Mais alvarás de construção significam mais obras regularizadas e resultado da população buscar licenciamento, levando mais segurança a seus projetos e edificações. “Ter uma cidade mais organizada, licenciada, urbanisticamente mais bonita e mais acessível. Esses são sinais de que a população está procurando mais pelo licenciamento”, completou Valente.
Em relação aos números de alvarás, de acordo com os parâmetros da Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (Cbic), a prefeitura impactou na geração de mais de 35 mil empregos diretos e indiretos no construbusiness em Manaus, desde obras, serviços e até fornecimento de materiais e insumos.
Fonte: Implurb
Leia mais:
Portal IF3M – Lóris Cordovil, Constantino Nery e Pedro Teixeira recebem nova sinalização viária
Portal IF3M – Monitoramento do Centro de Cooperação da Cidade registrou 6,5 mil ocorrências no mês de julho
Portal IF3M – MEC divulga resultado do Prouni 2024 do segundo semestre