Foto: Divulgação/Ageman

As equipes de fiscalização da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) realizaram, de janeiro a junho deste ano, 2.586 vistorias junto aos serviços básicos essenciais prestados na capital amazonense.

A iluminação pública registrou 2.009 inspeções, o saneamento básico, 509 vistorias, e o serviço de estacionamento rotativo Zona Azul foi alvo de 68 fiscalizações. O avanço do trabalho de regulação e fiscalização dos serviços tem se dado, sobretudo, em função do trabalho integrado das equipes do órgão regulador municipal.

“Nosso trabalho acontece diariamente nas ruas de Manaus. Nossos técnicos estão orientados a observar todo e qualquer problema identificado durante as externas. Trabalhamos de forma integrada, então, se um colaborador da área de iluminação pública encontrar um vazamento de água, durante o seu trajeto, ele imediatamente comunica a diretoria responsável pelo saneamento básico, que prontamente aciona sua equipe e a concessionária, para a correção do problema e o mesmo acontece com as demais diretorias”, assegurou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade.

Ao final do primeiro semestre de 2024, a diretoria de Gestão Energética e Iluminação Pública, da Ageman, realizou 2.009 fiscalizações de campo relativas aos serviços de iluminação pública da capital. Aproximadamente 11% das fiscalizações são referentes às demandas no âmbito do Contrato de Concessão, 6% foram demandas de requerimentos enviados pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) e 82% se tratam de manutenções corretivas de iluminação da cidade, observadas durante as fiscalizações de campo, realizadas pela manhã e noite e notificadas à concessionária Manaus Luz.

Dentre as principais ações executadas na área da iluminação pública, ao longo do primeiro semestre, está a padronização dos LEDs com defeito nas obras executadas e entregues pelo governo do Estado, como o parque Elza Simões, no Centro, e praça do entorno do parque Mundo Novo, no bairro Cidade Nova, assim como a substituição de luminárias apagadas no parque Desembargador Paulo Jacob, no Centro, entre outros.

A melhoria da iluminação das passagens subterrâneas, entre as avenidas João Valério e Constantino Nery e sob a ponte dos Bilhares, também foi uma importante ação realizada como resultado das fiscalizações. E, ainda, o reforço das vistorias em vários conjuntos residenciais, como Nova República e Atílio Andreazza, no Japiim, Castelo Branco, no Parque 10, e de várias ruas dos bairros Distrito Industrial e Ponta Negra. Nessas áreas, as intervenções foram necessárias em virtude dos furtos.

“Lamentavelmente, o que ainda identificamos é a ocorrência dos furtos de cabos, um problema que é comum em muitas outras cidades, e isso é o que compromete o pleno funcionamento das luminárias. Mas a concessionária tem respondido prontamente às demandas e até desenvolvido alguns projetos que dificultam as ocorrências”, afirmou o diretor de Gestão Energética e Iluminação Pública da Ageman, Everaldo Leal.

No âmbito do abastecimento de água, as equipes da diretoria técnica de Concessões, Obras e Saneamento, da Ageman, realizaram 329 vistorias em diversos bairros e comunidades da capital. Entre as atividades acompanhadas pelos técnicos estão a medição da pressão, vazamentos, rompimentos de redes, obras e também a verificação da pavimentação, após a finalização dos serviços de melhoria ou expansão do abastecimento executados pela concessionária Águas de Manaus.

No campo do esgotamento sanitário, as equipes fizeram 180 inspeções no semestre, sempre com o intuito de verificar o funcionamento das redes, atualização do diagnóstico dos sistemas de esgotamento, obras de melhoria e expansão do serviço e orientações aos usuários sobre o benefício da interligação dos imóveis à rede de esgoto.

“A maioria das ações de fiscalização tem a presença de funcionários da concessionária pois, desta forma, conseguimos, na maioria dos casos, que a solução dos problemas seja encaminhada com brevidade, causando menos transtornos aos usuários. O restabelecimento do serviço é sempre a prioridade do nosso trabalho”, assegurou a diretora técnica de Concessões, Obras e Saneamento da Ageman, Suzy Tavares.

Zona Azul
Já o serviço de estacionamento rotativo Zona Azul foi alvo de 68 vistorias somente no primeiro semestre de 2024. As fiscalizações ocorreram, simultaneamente, no centro de Manaus e Vieiralves. Todas as inconsistências identificadas foram encaminhadas à concessionária, e a Ageman segue acompanhando a solução dos problemas. Ausência de sinalização das vagas e obstrução dos espaços por parte de particulares são algumas das situações identificadas pela fiscalização.

“Muitas das inconsistências identificadas ocorrem de forma corriqueira e, assim que a concessionária é notificada, logo atua para corrigir, principalmente em relação à sinalização das vagas, que, às vezes, dificulta a identificação por parte dos motoristas”, explicou Elson.

A Ageman reforça aos usuários que as demandas referentes aos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, iluminação pública e o estacionamento rotativo Zona Azul devem ser encaminhadas diretamente à Ouvidoria do órgão regulador pelos seguintes canais: site no endereço www.ageman.manaus.am.gov.br/ouvidoria, 0800-092-3511, WhatsApp 98842-2919 e 98410-3247, pelos e-mails ouvidoria.ageman@pmm.am.gov.br e ouvidoria.ageman2@gmail.com.

Fonte: Ageman

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