O candidato republicano Donald Trump, de 78 anos, foi eleito presidente dos Estados Unidos após garantir a quantidade necessária de delegados do Colégio Eleitoral. A vitória foi projetada pela Associated Press nesta quarta-feira (6), após Trump vencer o estado-chave de Wisconsin e ultrapassar os 270 votos de delegados necessários para retornar à Casa Branca. Ele assumirá o cargo em 20 de janeiro de 2025.
Além de Wisconsin, Trump conquistou vitórias em outros estados decisivos, como Pensilvânia, Carolina do Norte e Geórgia. O republicano também liderava em Michigan, Nevada e Arizona, confirmando uma virada importante nos “estados-pêndulo”, onde as preferências eleitorais tendem a oscilar entre republicanos e democratas.
Trump realizou seu discurso da vitória na Flórida. Em suas declarações, o republicano reafirmou seu compromisso com o controle da imigração e usou o slogan “promessas feitas serão cumpridas”, chamando a população à união.
A vitória de Trump representa o retorno do ex-presidente ao poder, após quatro anos fora da Casa Branca. O republicano foi derrotado em 2020 pelo democrata Joe Biden, mas agora volta ao posto com o apoio de um Senado de maioria republicana. O partido conseguiu maioria na Casa ao vencer em 34 assentos em disputa, revertendo o cenário de 51 democratas e 49 republicanos.
Na Câmara, a contagem de votos permanece em andamento, mas a tendência até a última atualização indicava uma maioria republicana. Dos 435 assentos, 198 republicanos já estavam eleitos contra 180 democratas, com 57 cadeiras ainda pendentes de contagem.
A vitória republicana gera expectativa entre aliados internacionais e líderes globais, que parabenizaram Trump, sinalizando interesse em retomar ou fortalecer relações diplomáticas e econômicas com o novo governo.
Texto – Joana Myrella
Foto – Divulgação Time/Instagram
Leia mais:
Portal IF3M – 5ª Temporada de Stranger Things tem nome dos episódios revelados
Portal IF3M – Prefeitura de Manaus promove ação educativa sobre respeito à faixa de pedestre