O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza foi nomeado secretário-geral da Interpol, tornando-se o primeiro brasileiro e representante do sul global a ocupar o cargo. A eleição foi confirmada pela Assembleia-Geral da organização, em Glasgow, Escócia, nesta terça-feira (5).

Em seu discurso, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ressaltou que Urquiza trabalhará para modernizar e diversificar a Interpol, reforçando a cooperação global contra o crime organizado. A escolha de Urquiza reflete o reconhecimento internacional do papel da Polícia Federal no combate à criminalidade transnacional.

Valdecy Urquiza, atualmente diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal, ocupou cargos como chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal e diretor-assistente na sede da Interpol em Lyon, França. Com uma trajetória acadêmica e profissional diversificada, é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza e possui pós-graduações em Administração Pública e Direito Ambiental, além de ser ex-aluno da Academia Nacional do FBI, nos Estados Unidos.

Urquiza assumirá o posto na próxima quinta-feira (7), sucedendo Jürgen Stock, da Alemanha, e liderará a organização em esforços contra o crime transnacional, com mandato de cinco anos. Aos 43 anos e nascido em São Luís (MA), o delegado agora representa o Brasil e países em desenvolvimento em um dos cargos mais importantes na segurança global.

Texto – Joana Myrella

Foto – Divulgação / Unifor

Leia mais:

Portal IF3M – Prefeitura atende solicitação de moradores e recupera rede de drenagem profunda no bairro São José 2

Portal IF3M – Visa Manaus realiza operação contra comércio de alimentos falsificados em supermercados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *