A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na tarde desta sexta-feira, 22/11, a final do 5º Campeonato Soletrando, no auditório da Escola Municipal Desembargador Cândido Honório, localizada na rua professor Abílio Alencar, bairro Alvorada, zona Centro-Oeste. A iniciativa foi promovida pela Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste da rede municipal de ensino.
O 5º Campeonato Soletrando, que ocorreu de março a outubro, envolveu 3.703 estudantes, abrangendo 30 escolas do Ensino Fundamental anos iniciais, e 6 escolas do Ensino Fundamental anos finais. A primeira fase contou com a participação de 2.854 estudantes das escolas do Ensino Fundamental 1 e 849 estudantes das escolas do Ensino Fundamental 2. A iniciativa tem como objetivo principal incentivar a leitura e enriquecer o vocabulário dos estudantes.
“Na primeira edição, participaram apenas três unidades de ensino, e hoje temos 36 escolas envolvidas. Nesta edição, mais de 3 mil alunos estão participando, além do envolvimento de muitos outros fatores que contribuíram para esta competição. Podemos dizer que esta edição foi um sucesso, e a tendência é avançarmos ainda mais”, explicou a coordenadora-geral da ação, a assessora pedagógica Ivana Costa.
Durante a fase final, os participantes passaram por três etapas. Primeiramente, repetiram as palavras ditas pela coordenação do evento, em seguida soletraram essas palavras e, por fim, repetiram novamente a palavra, indicando o término da soletração. O processo avaliou a habilidade dos participantes na ortografia e proporcionou um momento de aprendizado e troca de experiências.
Uma das finalistas foi Izaiane da Silva, de 15 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental 2, da Escola Municipal Terezinha Moura Brasil, localizada no bairro da Compensa. Segundo ela, a atividade foi importante para aumentar seu nível de conhecimento em língua portuguesa.
“A atividade oportunizou um aprofundamento na língua portuguesa, me ajudando a aprender novas palavras. Para mim, isso significou um grande aprendizado e boa experiência”, disse Izaiane.
Outra competidora finalista é Jucyanne Valois, estudante do 9º ano da Escola Municipal Guilherme Barbosa Barker, situada no bairro São Raimundo. Segundo ela, só o fato de ter chegado à fase final da competição já a deixa feliz.
“Só de estar aqui, por ter chegado à fase final da competição, já me sinto grata, porque me esforcei muito para estar aqui. Por isso, mereço estar aqui, e estou feliz ao mesmo tempo”, comemorou Jucyanne.
— — –
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed