A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalha de maneira intensa na limpeza e desobstrução das galerias de águas pluviais ou bueiros, canaletas e galerias da capital. A medida faz parte de uma força-tarefa com a missão de auxiliar no escoamento mais rápido da água nos dias de chuva, além de contribuir para que não haja alagamentos na cidade.
Nesta terça-feira, 3/12, os serviços estão concentrados na zona Centro-Oeste. Na avenida Desembargador João Machado, no bairro Alvorada, as caixas coletoras e canaletas estavam tomadas por lixo como sacolas plásticas, garrafas PETs, embalagens e restos de obra.
O secretário de Obras, Renato Junior, alerta a população que grande parte das drenagens rompidas na cidade são provocadas pelo lixo jogado de forma irregular nas ruas que são arrastadas para as tubulações, causando assim as obstruções.
“Estamos realizando um trabalho importante, mas muito delicado, que precisa da contribuição da população. Estamos limpando as caixas, as canaletas, desobstruindo os tubos para minimizar os impactos das chuvas. Mas se as pessoas continuarem descartando irregularmente o lixo na rua, é uma questão de tempo para entupir novamente, impedindo o escoamento correto das águas das chuvas, causando grandes transtornos à cidade e à própria população, portanto, o lugar de lixo é no lixo”, explicou.
Simultaneamente, outra frente de trabalho atua na limpeza e desobstrução das caixas coletoras da rua Juruti, no Alvorada 1.
“Além das ações de infraestrutura diárias realizadas pela Seminf, é de suma importância que a população contribua com a limpeza da cidade, que não é uma responsabilidade apenas do poder público, mas de todos. A Seminf executa rotineiramente a limpeza das caixas coletoras e das redes de drenagem, realizadas pelos 18 Distritos de Obras da cidade, em ações programadas semanalmente, sendo intensificadas nesse período com ações de força-tarefa determinadas pelo prefeito David Almeida”, concluiu Renato Junior.
Texto – Valesca Martins/Seminf