Acabamos de realizar aqui na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a 6a edição do Seminário Internacional de Meteorologia e Climatologia do Amazonas (SIMCA), organizado pelo nosso Grupo de Pesquisa UPEC, para tratar do impacto das eventuais mudanças climáticas e as necessárias medidas mitigadoras para evitar ou atenuar tais impactos.
O seminário, aberto solenemente pelo Magnífico Reitor Sylvio Puga, tratou com a necessária profundidade dos temas que atualmente preocupam o planeta. Por isso mesmo teve grande repercussão: mais de 25 mil pessoas acessaram via Instagram, quase 1.000 participantes presencial e por meio digital, sem mencionar a cobertura dos principais veículos de comunicação e de vários sítios das mídias sociais.
Uma das principais conclusões do SIMCA é que a conservação e mesmo a preservação dos recursos naturais, para reduzir o impacto ambiental, é responsabilidade de todos, mas tendo presente que os países ricos são os grandes poluidores.
Precisamos, portanto, adotar uma nova postura na qual, sem abrir mão do nosso compromisso com um modo de produção sustentável e tecnologias limpas, passemos a exigir que os ricos parem de poluir.
Não podemos nos contentar com os empréstimos que eles querem fazer aos países emergentes para que estes se endividem ainda mais e limpem a sujeira que, majoritariamente, é produzida por eles.
Prof. Dr. Eron Bezerra
Lider da UPEC, coordenador do SIMCA