A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), realizou, na manhã desta terça-feira, 17/12, a cerimônia de encerramento das atividades da #AgendaCidadeUnicef – Manaus. O evento, realizado no salão nobre do palácio Rio Negro, localizado no centro da capital, zona Sul, destacou os avanços alcançados ao longo de dois anos, com foco em garantir uma vida plena para crianças e adolescentes da cidade.

Firmada em 2022, a agenda teve como objetivo unir forças nas esferas municipais e estaduais para promover avanços urgentes e necessários no enfrentamento às inúmeras violações de direitos de crianças e adolescentes em territórios específicos de oito grandes cidades brasileiras. Em Manaus, o território trabalhado foi o bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona Leste.

“O objetivo desta agenda é assegurar que nossas crianças e adolescentes tenham acesso a oportunidades que promovam seu desenvolvimento integral. Os resultados satisfatórios que apresentamos hoje são um reflexo do trabalho conjunto entre a prefeitura e a Unicef”, afirmou a subsecretária de Políticas Afirmativas para Mulheres e Direitos Humanos da Semasc, Graça Prola.

A iniciativa se organizou em quatro eixos principais: educação, saúde, inclusão produtiva de crianças e adolescentes e combate à violência em todas as suas manifestações. Durante a apresentação oficial, foram revelados indicadores positivos que refletem o impacto das ações implementadas na comunidade.

De acordo com a oficial de Desenvolvimento de Jovens e Adolescentes do Unicef, Rayanne França, os dados apresentados evidenciam a importância de políticas públicas direcionadas à proteção e ao bem-estar da juventude.

“Nossa parceria teve como objetivo promover ações voltadas à integração e ao fortalecimento das capacidades e habilidades das prefeituras, para que elas pudessem atuar de forma mais eficaz. Assim, juntos, desenvolvemos mecanismos para ampliar e fortalecer cursos e atividades voltados à comunidade, com foco na proteção e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes dentro deste território”, explicou.

Ao longo de dois anos, a iniciativa não apenas mapeou os desafios enfrentados pela população jovem, como também traçou diretrizes para a próxima edição da #AgendaCidadeUnicef, prevista para 2025. Segundo França, as experiências adquiridas durante esses dois anos servirão como base para aprimorar as estratégias e garantir um impacto ainda maior nas vidas da população mais jovem.

O evento contou com a presença de autoridades locais e representantes de instituições parceiras. Fábio Martins, representante do instituto Transformando Vidas, expressou sua alegria e gratidão pelos resultados positivos obtidos, que refletem o compromisso de cada instituição em transformar realidades de crianças e adolescentes de Manaus.

“Por meio desse projeto, foram promovidas diversas iniciativas que englobaram educação, cultura, lazer e esporte, todas realizadas pela Prefeitura de Manaus em colaboração com o Unicef. Em nome das instituições que atuam dentro da comunidade, expressamos nossa profunda gratidão por termos sido reconhecidos e assistidos por todos”, concluiu Martins.

Graças à #AgendaCidadeUnicef, o bairro Colônia Antônio Aleixo pôde testemunhar o resgate de 713 crianças em situação de evasão escolar que voltaram a estudar, o aumento no índice de atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes, que atingiu os 73% este ano, a realização de ações periódicas para a erradicação do sub-registro civil no território, mutirões de empregabilidade, documentação básica e muito mais.


Texto – Camili Vitória/Semasc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *