Técnicos e profissionais da Prefeitura de Manaus, do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), concluíram mais um curso de capacitação para o uso da plataforma BIM (Building Information Modelling).
Concluído na terça-feira, 17/12, o treinamento capacitou arquitetos para o uso da ferramenta que permite a criação, gerenciamento e compartilhamento de informações sobre um projeto em construção (modelagem). Ela é baseada em modelos tridimensionais inteligentes e envolve a participação de profissionais de diversas áreas, simultaneamente e em um ambiente colaborativo.
“Nosso treinamento é para o aperfeiçoamento, para que possamos fazer o trabalho em colaboração. Conseguimos trabalhar simultaneamente, ganhando em agilidade e em tempo, porque podemos visualizar o que o outro colega está fazendo. A dinâmica é entender como funciona o ambiente colaborativo em BIM”, explicou a arquiteta e urbanista Rejane Gaston, gerente da Divisão de Planejamento Urbano (Dipu).
Curso
O curso foi aplicado pelo especialista técnico da empresa MapData, Pedro Cardoso, com objetivo de auxiliar o fluxo de trabalho e melhorar a colaboração com os projetos na nuvem, com carga de 24 horas. “Trabalhamos para deixar toda a equipe nivelada nos conhecimentos e para que possa, de forma colaborativa, ter benefícios para o projeto integrado”, disse.
O uso da modelagem em BIM permite ao Implurb ampliar e aperfeiçoar a tecnologia disponível para o planejamento e construção digital da cidade, com uso para desenvolvimento de projetos a melhorias urbanas, em tempo real e para benefício do cidadão.
Com acesso ao sistema e plataforma tecnológicos, os colaboradores do Implurb têm à disposição dados mapeados e em camadas de informação, o que permite melhor análise técnica.
Atuam, nesse trabalho, técnicos, arquitetos, engenheiros e profissionais do instituto.
Texto – Claudia do Valle/Implurb
Fotos – Maxwell Oliveira/Implurb