Ao todo, Amazonas dispõe de 15 unidades instaladas na capital e no interior do estado
Garantir cidadania à população amazonense é um dos pilares fundamentais do Governo do Estado. Tanto que, somente neste ano, foram realizados mais de 1,3 milhão de atendimentos nos postos de Pronto Atendimento ao Cidadão (PACs), em Manaus e no interior. As unidades são coordenadas pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Cidadania (Secid).
Na capital amazonense, a Sejusc dispõe de nove PACs instalados em todas as zonas de Manaus. No interior, são seis os municípios que contam com o serviço de Cidadania – Presidente Figueiredo, Iranduba, Manacapuru, Parintins, Itacoatiara e Tefé. Os endereços dos postos, na capital e no interior do estado, estão disponíveis no site oficial da Sejusc, por meio do link: https://www.sejusc.am.gov.br/conpronto-atendimento-ao-cidadao-pac/.
Além disso, o Governo do Amazonas tem sete unidades móveis de pronto atendimento, que atuam oferecendo diversos serviços de cidadania, também em Manaus e no interior. “A Sejusc tem como prioridade assegurar que todo cidadão amazonense tenha acesso democrático a informações, ações e serviços de natureza pública”, destacou a titular da Sejusc, Jussara Pedrosa.
A secretária recorda que Wilson Lima é o governador que mais inaugurou PACs, entre as unidades físicas – como o caso de Presidente Figueiredo, Tefé e Manaus – e móveis do serviço. “Com esses avanços, conseguimos proporcionar à população amazonense uma economia não somente de custo, mas também de tempo. Desta forma, o cidadão não precisa se deslocar para solicitar esses serviços”, completou.
Serviços
São vários os serviços disponibilizados pelos PACs, como atendimentos da Polícia e Receita Federal; Água do Amazonas; Cartório de Protesto de Títulos; Correios; e Junta Militar, além das funções da própria Sejusc. Somente neste ano, a secretaria registrou mais de 800 mil atendimentos nas unidades, em Manaus.
Entre os serviços mais buscados pela população manauara, estiveram aqueles disponibilizados pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), com 85,4 mil solicitações. Em seguida, aparece o Registro Civil de Nascimento (RCN), com mais de 14 mil demandas. Já os serviços oferecidos pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) foram solicitados por 3,5 mil cidadãos de Manaus.
E no interior do Amazonas, 364,9 mil pessoas buscaram os PACs, com destaque para os serviços da SSP-AM (70,1 mil solicitações), da Junta Comercial do Estado do Amazonas (4,6 mil) e Afeam. E as unidades móveis registraram mais 115,8 mil atendimentos. “Com as ações e inaugurações deste ano, conseguimos nos aproximar mais da população, indo até onde ela se encontra e estreitando a nossa relação com quem mais importa: o cidadão amazonense”, finalizou Jussara.
Fotos: Lincoln Ferreira/Sejusc