A segunda edição do evento oferece 12 horas de programação gratuita com atrações que celebram a diversidade artística do Amazonas
Tudo pronto para a chegada de 2025 com muita festa! O palco do Largo de São Sebastião, no coração do centro histórico de Manaus, vai ferver nesta terça-feira (31/12), com o Réveillon promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. A segunda edição do evento oferece 12 horas de programação gratuita e busca reforçar a valorização da cultura popular, trazendo atrações que celebram a diversidade artística do Amazonas.
Os acessos ao Largo de São Sebastião serão abertos às 16h para a população e os shows iniciam às 17h, no palco alternativo, próximo à árvore de Natal, com apresentações voltadas para o público infantil em linguagens como dança, teatro e música. A partir das 20h, bandas e artistas amazonenses sobem ao megapalco montado na rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas, com estilos como brega, forró, pagode, samba e boi-bumbá.
De acordo com o secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa, Candido Jeremias, o Governo do Amazonas preparou uma estrutura gigantesca para o evento, com mais de 150 seguranças contratados da iniciativa privada, além do apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, serviços de saúde e da Prefeitura de Manaus.
“Na segunda edição deste ano, o Réveillon do Largo preparou toda uma megaestrutura para receber a população amazonense. Venham prestigiar que a programação está magnífica, são 12 horas de shows com bandas de samba, pagode, axé, carnaval e muito boi-bumbá. Iniciaremos o ano com o pé direito”, convida o secretário.
Acesso e segurança
Para proporcionar conforto, facilitar o acesso e manter a segurança viária, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) criou um esquema de interdição das principais ruas no entorno do Largo São Sebastião, para quem for conferir o aguardado Réveillon do Largo. Ao todo, o acesso vai acontecer por nove entradas ao redor do Largo, com cinco baias para revista.
A partir das 8h, do dia 31 de dezembro, serão interditados os seguintes pontos: rua 10 de Julho com Ferreira Pena, rua Monsenhor Coutinho com a Tapajós, avenida Eduardo Ribeiro com 24 de Maio, rua Marçal com Dona Libânia, rua Monsenhor Coutinho com Eduardo Ribeiro. Ainda no dia 31, às 15h30, também haverá a interdição da rua Tapajós com a Leonardo Malcher, com acesso apenas local.
Aqueles que forem curtir a festa de carro ou motocicleta, poderão estacionar na rua Joaquim Sarmento, avenida Eduardo Ribeiro entre a rua 24 de Maio e avenida 7 de Setembro, rua Barroso entre a 24 de Maio e a 7 de Setembro, rua Costa Azevedo entre a 24 de Maio e Saldanha Marinho, rua Saldanha Marinho entre a avenida Getúlio Vargas e Lobo D’Almada e rua Monsenhor Coutinho.
Itens proibidos
O público terá a opção de trazer seus próprios recipientes, como geleiras e isopores para consumir sua ceia no Largo de São Sebastião. Para quem não puder levar, haverá a feira gastronômica montadas na Praça de São Sebastião, além de estabelecimentos locais abertos, oferecendo opções para compra de alimentos.
É importante destacar que, para acessar a área ao redor do Teatro Amazonas e do Largo de São Sebastião, não será permitida a entrada com recipientes de vidro, como garrafas ou copos. Apenas recipientes de plástico serão autorizados.
Entrada de menores
A segunda edição do Réveillon do Largo, promovido pelo Governo do Amazonas, terá entrada livre para crianças. A decisão é resultado de tratativas dos órgãos de segurança estadual, que classificam a festa como um ambiente familiar e seguro. A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) é responsável pelas orientações durante o evento.
Pais e responsáveis pelo público infantojuvenil devem portar seus documentos e das crianças e ou adolescentes que estiverem sob sua responsabilidade. A programação para o público infantil inicia às 17h, no Largo São Sebastião, no Centro Histórico de Manaus.
Espaço acessível
Um espaço acessível será montado próximo ao palco principal do evento para conforto e segurança de Pessoas com Deficiência (PCDs), sob coordenação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).
O público com deficiência terá o Espaço Acessível, também voltado para todas as idades, com hidratação e banheiro exclusivo. Ao todo, serão 30 vagas para Pessoas com Deficiência (PcD) mais um acompanhante. Não é necessária inscrição prévia.
Plano de atuação e combate
O Governo do Amazonas apresentou o plano de atuação dos órgãos estaduais montado para as festividades de fim de ano na capital e interior, que vai contar com a atuação de servidores da Segurança Pública (SSP-AM), incluindo as Polícias Civil (PC-AM), Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), e Detran-AM, além de toda a estrutura da rede de Saúde.
No dia 31 de dezembro, o Largo de São Sebastião terá monitoramento realizado por câmeras de vigilância. Mais de 2 mil servidores das Forças de Segurança do Amazonas irão reforçar o policiamento para garantir a segurança da população. Além disso, a partir das 17h, o ônibus onde funciona a Delegacia Móvel, estará estacionado no Largo São Sebastião, para atender eventuais ocorrências durante a realização do evento.
Bombeiros Militares, divididos em equipes por toda a área de cobertura do evento, também estarão posicionados de forma estratégica, com três viaturas de combate a incêndio, três de salvamento e duas ambulâncias no perímetro do local.
Atrações do palco principal
20h às 21h: Banda Os Dry Martinis
21h15h às 22h: Banda Couro Velho
22h – Parabéns ao Teatro Amazonas
22h15h às 22h45: Nunes Filho
23h à 00h: Patrick Araújo, David Assayag, Carlinhos do Boi, Prince do Boi, Boi Caprichoso e Boi Garantido / Contagem regressiva para a virada do ano e show pirotécnico
00h à 00h45: Show com escolas de samba do Grupo Especial de Manaus
1h às 2h: Banda Marrakesh
2h30 às 3h30: George Japa
3h45 às 5h: Ricardo Mendes
Nos intervalos entre as atrações, o público contará com intervenções artísticas no palco e os remixes da DJ Layla Abreu e do DJ Gabe.
FOTOS: Arquivo / Secretaria de Cultura e Economia Criativa