O prefeito de Manaus, David Almeida, ao lado da secretária municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, entregou, na manhã desta quinta-feira, 2/1, a Unidade Básica de Saúde da Família (USF) Dr. Agnaldo Gomes da Costa, localizada no bairro São José, à população da zona Leste. A nova unidade é mais um marco na ampliação e qualificação dos serviços de saúde básica da capital, fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) bem-sucedida na atual gestão.

Com 1.200 metros quadrados de área construída, a USF está equipada para oferecer a carteira completa de serviços da Atenção Primária à Saúde. Entre os atendimentos disponíveis estão consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, além de exames laboratoriais, dispensação de medicamentos e serviços especializados para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

A unidade também oferecerá programas essenciais, como o combate à tuberculose e hanseníase, exames preventivos como o Papanicolau (câncer do colo do útero), teste do pezinho, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatites, reforçando o cuidado integral à saúde da população e promovendo a prevenção de doenças.

Uma gestão de resultados

Das 123 obras programadas para a reestruturação física da rede municipal de saúde, 98 já foram concluídas e entregues, sendo 87 revitalizações e reformas e 11 construções, entre elas nove Unidades de Saúde da Família (USF) de grande porte, um Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e uma base fluvial de endemias. Outras 25 obras estão em andamento, das quais 15 já em ritmo avançado e com previsão de entrega nos próximos meses.

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito David Almeida destacou que a nova USF é reflexo do compromisso da gestão com a saúde básica da cidade. Ele explicou que o modelo de saúde básica utilizado no passado consistia em pequenas unidades, conhecidas como “casinhas da família”.

“Esse modelo foi útil há 25 anos, mas a cidade de Manaus cresceu exponencialmente, e agora precisamos de estruturas maiores para atender adequadamente a população. Com a implementação de unidades básicas de saúde de porte 4, estamos transformando e modernizando os serviços de atenção primária em nossa cidade. Para se ter uma ideia, as ‘casinhas da família’ possuem uma área de construção muito limitada. Agora, vamos unificar as equipes, retirando-as dessas estruturas menores e transferindo-as para unidades maiores, como esta de porte 4. Com isso, conseguimos concentrar até quatro equipes no mesmo espaço, oferecendo um atendimento mais eficiente e proporcionando melhores condições para a população”, afirmou.

A secretária Shádia Fraxe reforçou a importância de estruturar a saúde básica como porta de entrada do SUS. “Com capacidade para realizar mais de 20 mil procedimentos por mês. Trata-se de uma unidade completa, com 1.200 metros quadrados e mais de 50 ambientes totalmente equipados. Essa unidade foi construída do zero e será de grande utilidade para a população dessa área, que antes enfrentava um grande vazio assistencial. Estamos felizes por poder contemplar boa parte da comunidade local com esse importante serviço”, enfatizou.

Infraestrutura moderna e humanizada

A USF conta com consultórios amplos e equipamentos modernos, projetados para oferecer um ambiente acessível e acolhedor. Sua estrutura atende às normas de acessibilidade e integra tecnologias que tornam o atendimento mais ágil e eficiente.

Com essa entrega, a Prefeitura de Manaus reafirma seu compromisso de levar saúde pública de qualidade às comunidades mais necessitadas, reforçando sua atuação nas zonas periféricas da capital.


Texto – Dário Avelino/Semcom

Fotos – Dhyeizo Lemos e Paula Pessoa/Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *