
Durante entrevista nesta segunda-feira (24 de março), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Elan Alencar (Democracia Cristã) repudiou a violência sofrida por um adolescente autista e cobrou justiça pelo caso. O jovem, que voltava da escola uniformizado, foi espancado por um homem, supostamente ex-militar.
Segundo relatos, o agressor, incentivado pelo filho, atacou o adolescente com um pedaço de pau, acusando-o de ter chutado o portão de sua casa. Segundo relatos da mãe do adolescente, Letícia Caroline, outras crianças haviam chutado o portão momentos antes, mesmo assim o homem agiu com violência sem verificar os fatos.
A agressão só cessou quando populares intervieram e perceberam que o jovem era autista.
Diante da gravidade do caso, o vereador manifestou total repúdio, pedindo que o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) faça sua parte em relação a este caso.
“Isso não pode ficar impune. Um homem adulto, armado com um pedaço de pau, espanca um adolescente indefeso no meio da rua e sai da delegacia como se nada tivesse acontecido? Eu e Manaus, estamos ao lado da mãe do adolescente”, declarou o parlamentar.
PLs para autistas
Elan Alencar é autor de PLs voltados para causa autista, dentre eles o Projeto de Lei nº 600/2023, que visa regulamentar o transporte de pessoas com transtorno do espectro autista. Além disso, ele apoia diversas iniciativas nas comunidades de Manaus, como o Projeto Borboletas Azuis.
O parlamentar reafirmou o compromisso com políticas públicas voltadas para a causa das crianças com o espectro autista.
“Continuarei buscando melhorias para a causa dos TDAH e autistas”, concluiu o parlamentar.
Texto: Vanessa Rocha (assessoria de imprensa do parlamentar)