Com o objetivo de oferecer apoio especializado aos alunos com necessidades educacionais específicas, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inaugurou, nesta sexta-feira, 28/3, a sala de recursos da creche municipal Gabriel Corrêa Pedrosa, no bairro Compensa, zona Oeste. O evento marca a entrega da décima estrutura do tipo em uma creche da rede de ensino municipal.

A sala de recursos atende, inicialmente, um total de seis alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de estratégias pedagógicas diferenciadas e materiais adaptados, promovendo a inclusão e o pleno crescimento de cada estudante. Além disso, tem como objetivo estimular a autonomia dos alunos e facilitar a integração com os demais colegas nas atividades escolares.

De acordo com a gerente da Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, a sala de recursos é fundamental para o atendimento dos estudantes da educação especial, uma vez que trabalha as habilidades do aluno para inclusão e o desenvolvimento dos estudantes.

“Atualmente, a Semed conta com 221 salas de recursos em toda a rede municipal. Funciona como base da inclusão, onde acontece o Atendimento Educacional Especializado (AEE), e as creches também estão sendo contempladas com esse importante serviço”, afirmou Macanoni.

Para Luana Cordeiro, mãe atípica da estudante Jasmine Lorrane, do maternal 3, a inauguração do espaço é motivo de felicidade, uma vez que tem observado o avanço e a independência da filha.

“A minha filha ama vir para a creche todos os dias. Aqui, ela está evoluindo no processo de desfralde, o que em casa não estava conseguindo. Para mim, isso já é um grande avanço. Agradeço à Semed por essa oportunidade, por esta creche e por todo o apoio que tem recebido. Esta sala de recursos vai fazer toda a diferença no desenvolvimento dela e estou muito feliz por isso”, comentou Luana.

A professora Elenilza Oliveira, responsável por atender os seis alunos com TEA, destaca o avanço na educação inclusiva. “As crianças estão, aos poucos, conseguindo desenvolver habilidades e potencialidades, que é o principal objetivo da sala de recursos. Estou muito feliz e animada com a inauguração deste espaço. Aqui, vamos poder trabalhar, de forma mais individualizada, com estratégias pedagógicas adaptadas para cada aluno, respeitando necessidades e ajudando no seu desenvolvimento”, contou a professora.


Texto – Thalia Rodrigues /Semed
Fotos – Ulisson Santos/Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *