
Parlamentar destaca a importância de apoiar ações que valorizem o idoso, reforçando o compromisso da CMM com o bem-estar desse público
Em reunião realizada nesta segunda-feira (31 de março), o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), David Reis (Avante), recebeu representantes da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) para discutir o fortalecimento de políticas voltadas à terceira idade e promover a campanha “Eu Sou Cidadão Solidário”.
Durante o encontro, o presidente destacou a importância de apoiar ações que valorizem o idoso, reforçando o compromisso da CMM com o bem-estar e a qualidade de vida da população idosa.
Entre outros assuntos abordados, a atualização do plano de cargos, carreiras e salários dos servidores da fundação.
“É um pleito justo, e nós iremos tentar avançar em busca de uma solução, conversando com a equipe da Secretaria Municipal de Finanças (Semef) e a Prefeitura. Acredito que encontraremos uma solução, e os servidores terão seus salários corrigidos como necessário”, afirmou David Reis.
O Parque Municipal do Idoso, referência em Manaus por suas atividades físicas, culturais e de lazer, e a campanha “Eu Sou Cidadão Solidário” foram outros destaques da agenda.
A proposta engloba a destinação de parte do Imposto de Renda ao Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa de Manaus.
Pessoas que utilizam o modelo completo de declaração de Imposto de Renda podem destinar até 3% para Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa e da Criança e do Adolescente.

Na reunião, o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, enfatizou a ajuda para a população idosa.
“Viemos tratar de alguns assuntos técnicos com o presidente David Reis, mas aproveitamos para falar sobre a campanha, que é muito importante. Fazer isso significa deixar de enviar [o imposto] para o ‘Leão’ e destiná-lo à cidade de Manaus, para ser utilizado em políticas públicas voltadas aos idosos”, declarou.
O presidente da CMM também falou sobre a participação dos cidadãos na campanha que permite reduzir o valor do imposto a pagar ou aumentar a restituição, além de colaborar diretamente com projetos que beneficiam a terceira idade.
A campanha oferece duas formas de participação: doação direta aos fundos municipais e dedução no próximo Imposto de Renda ou diretamente na declaração anual.
A iniciativa busca fortalecer projetos sociais e garantir mais qualidade de vida para os idosos manauaras.
“Na realidade, essa campanha permite que o cidadão destine um valor que, de outra forma, ficaria para o ‘Leão’, direcionando-o para a causa dos idosos e das crianças, por meio da Fundação Dr. Thomas”, enfatizou o presidente da CMM.
Texto e Fotos: Cleuton Silva / Dicom – CMM