
Parlamentares destacaram a importância de projetos que garantam mais direitos e inclusão para pessoas com TEA
Os parlamentares da Câmara Municipal de Manaus (CMM) discutiram e votaram, durante a Sessão Plenária desta quarta-feira (2 de abril), Projetos de Lei voltados à inclusão, empreendedorismo e políticas públicas de apoio à população.
Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, os vereadores destacaram a importância de políticas de inclusão social para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O vereador João Paulo Janjão (AGIR) propôs um Projeto de Lei que estabelece uma cota de bolsas universitárias para pais e responsáveis de crianças com autismo em Manaus.
“É algo muito importante pois sabemos que os pais atípicos precisam correr dobrado, não podendo trabalhar muitas vezes por terem que estar em casa. Então, o que pudermos dar de amparo e facilitar a vida deles, vai ser ótimo”, ressaltou o parlamentar.
O tema também foi abordado pelos vereadores Raiff Matos (PL) e Thayssa Lippy (PRD), que reforçaram a necessidade de maior atenção às políticas públicas de inclusão.
“Creio que um dos principais problemas hoje relacionado às mães de crianças atípicas tem a ver com um professor mediador, que ainda está em falta. Abri um diálogo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) para que possamos acompanhar melhor essa situação”, disse Raiff Matos (PL).
De acordo com a vereadora Thaysa Lippy (PRD), a CMM tem se dedicado a ouvir as famílias e atender às necessidades das pessoas com TEA. Ela ressaltou que muitas iniciativas já foram implementadas ou estão em andamento para garantir mais inclusão e suporte.
“Temos trabalhado na escuta dessas mães e nas demandas que elas trazem. Muitas coisas que foram propostas [voltadas à pessoas com TEA] já foram sancionadas ou estão em andamento”, afirmou.

Outro destaque da Sessão foi a aprovação do parecer favorável da 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) ao Projeto de Lei do Executivo Municipal que isenta o pagamento da taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pela Prefeitura de Manaus para grupos específicos. Agora, o Projeto de Lei seguirá para a 3ª Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.
O empreendedorismo também esteve em pauta, com o Projeto de Lei do vereador Paulo Tyrone (PMB), que visa implantar um ciclo de palestras sobre empreendedorismo para estudantes das escolas da rede pública municipal.
“É importante que as crianças tenham acesso a temas importantes, como o empreendedorismo. A criança que tem contato desde cedo com essas pautas vai saber tratar melhor o seu dinheiro, vai poder desenvolver sua ‘veia’ empreendedora”, afirmou Tyrone.
Texto e Fotos: Cleuton Silva e Eder França / Dicom – CMM