É impossível não ter momentos felizes e emoções que remetem à infância com a beleza e estética inspiradas na Amazônia ao se entrar no parque Gigantes da Floresta, uma obra da Prefeitura de Manaus que ultrapassou a marca de 3 milhões de visitantes em março deste ano. Inaugurado há pouco mais de oito meses, com projeto inovador do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), o espaço mantém altos níveis de encantamento, além de inclusão e acessibilidade a todos os públicos, de todas as faixas etárias, sociais e turistas.

O diretor-presidente do Implurb, Carlos Valente, destacou que a comemoração da marca impressionante é um momento de alegria e felicidade para os profissionais e para a gestão do prefeito David Almeida. “É um projeto que tem uma recepção enorme, um carinho e uma frequência da população das zonas Norte e Leste, causando grande impacto e interesse nas pessoas de todas as idades. São mais de 3 milhões de visitantes, um número histórico, e somos agradecidos e esperamos continuar com o trabalho. Aqui, o trabalho não para e avança”, afirmou.

Extremamente lindo. Essa é a expressão que melhor define o parque Gigantes da Floresta, segundo o vice-presidente do instituto, Antônio Peixoto. “É um ambiente inclusivo, democrático e acessível. Temos lá a maior praça molhada da cidade e desde sua inauguração o espaço tem fila de crianças para brincar e se molhar. Se você ainda não conhece o Gigantes da Floresta, fica aqui o convite. São mais de 3 milhões de visitantes, o que mostra que a cidade realmente abraçou e recebeu a dinâmica do parque”, comentou.

Cenários

O parque fica entre os bairros de Novo Aleixo e Tancredo Neves, tendo brinquedos de inclusão para Pessoas com Deficiência (PcDs) e com mobilidade reduzida, como gangorras, balanços e carrossel. O ambiente conta com duas etapas inauguradas, a primeira no dia 4 de julho, e a segunda no dia 10 de outubro de 2024, somando um portal de entrada, sete cenários e mais de 1.290 esculturas e elementos cênicos e lúdicos.

Com área de 18.453 metros quadrados, o espaço público tem câmeras e outros equipamentos modernos para garantir segurança de alto nível no Gigantes da Floresta, incluindo guardas municipais em ronda 24 horas, com motos, quadriciclos e viaturas.

Os animais do parque são gigantes, lúdicos, fofos, instragramáveis e inspiram muita imaginação sobre a Amazônia.

“A forma como os espaços que desenvolvemos são percebidos e vivenciados vai muito além do projeto em si, influenciando diretamente em emoções, pensamentos e até mesmo na criatividade. Este mundo lúdico, na prática, transmite sensação de inspiração e liberdade, por ser um ambiente amplo e ao ar livre. A arquitetura molda decisões e estados emocionais”, comentou o diretor de Planejamento do Implurb, Pedro Paulo Cordeiro.

Funcionamento

O parque funciona de quarta a sexta-feira, das 16h às 21h, e nos sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h. A praça molhada funciona a partir das 17h. Às segundas e terças-feiras, o parque fica fechado para manutenção de brinquedos, das estruturas gigantes e da praça molhada de 3,6 mil metros quadrados. A lâmina do espelho d’água tem 25 centímetros. A praça molhada tem um horário diferente, em razão da necessidade de manutenção diária e limpeza da água, funcionando das 17h às 21h.

O complexo tem gestão e ação das secretarias municipais de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) e de Limpeza Urbana (Semulsp), para proporcionar segurança patrimonial e dos frequentadores, além de restringir o comércio ilegal de ambulantes e manter uma área limpa e cuidada.

Equipes de monitores dão auxílio, orientação e cuidado para o bom uso e entretenimento de crianças e jovens nos cenários durante o funcionamento do parque. O espaço possui conjuntos de banheiros masculino, feminino, PcDs e para a família.


Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *