
A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), apoia, nos dias 28 e 29/4, no Centro de Convenções Manaus Plaza Shopping, a 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi). O evento é realizado pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI) e tem como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”.
A conferência, que acontecerá das 8h às 17h, tem como objetivo ampliar o debate sobre o envelhecimento ativo e saudável, fortalecendo as políticas públicas voltadas à população idosa da capital amazonense. O evento reunirá representantes do poder público, estudantes, sociedade civil, especialistas, conselheiros e a comunidade idosa em geral, promovendo um espaço de diálogo, escuta ativa e construção coletiva de propostas que assegurem a cidadania e a dignidade das pessoas idosas.
De acordo com o diretor-presidente da FDT, Eduardo Lucas, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da equidade, da inclusão e da valorização da pessoa idosa, buscando integrar diferentes setores da sociedade na formulação de políticas mais eficazes e humanizadas.
“A conferência é um marco importante para a cidade de Manaus, pois representa um espaço de diálogo democrático, escuta ativa e, principalmente, de protagonismo da população idosa. A gestão do prefeito David Almeida está trabalhando para garantir que as políticas públicas sejam construídas com base nas reais necessidades dessa população, fortalecendo seus direitos e promovendo um envelhecimento mais digno e participativo” explicou o presidente.
Durante os dois dias de programação, o público poderá participar dos cinco eixos temáticos: Financiamento das políticas públicas; Fortalecimento das políticas de proteção à vida, saúde e cuidado integral; Enfrentamento das violências, negligência e abandono; Participação social e protagonismo da pessoa idosa, além da Consolidação e fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa como política do estado brasileiro.
Conforme a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Clélia Maia Ferreira, o principal objetivo da conferência é propor avanços nas políticas públicas voltadas às pessoas idosas.
“A conferência é um espaço de extrema importância, onde buscamos fortalecer e consolidar as políticas públicas, com foco na ampliação e na efetividade da rede de apoio à pessoa idosa. Nosso propósito é garantir os direitos e a qualidade de vida no processo de envelhecimento dessa população”, destacou a presidente.
O evento é gratuito e aberto ao público. Podem participar pessoas idosas, cuidadores, conselheiros, estudantes, gestores públicos, representantes de organizações não governamentais, sociedade civil e demais interessados. As inscrições podem ser realizadas pelo site https://www.manaus.am.gov.br/fdt/6conferencia/.
— — —
Texto – Fábio Simões / FDT
Fotos – Dhyeizo Lemos / Semcom