
Em mais uma ação realizada pela Prefeitura de Manaus em alusão ao “Abril Verde”, movimento que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Silvio Santos, da rede assistencial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quarta-feira, 23/4, uma ação educativa direcionada para servidores e usuários dos serviços de saúde.
A ação contou com rodas de conversa e palestras nas salas de espera, com consulta de enfermagem, testagem rápida de HIV, sífilis e Hepatites B e C, exercícios de alongamento e relaxamento, e oferta de vacinas e de auriculoterapia.
A assistente social Elizabeth Modernel, uma das coordenadoras das ações do Abril Verde na UBS Silvio Santos, explicou que a programação foi organizada como forma de orientar sobre comportamentos que podem ser adotados pelos trabalhadores e trabalhadoras para garantir a própria saúde e segurança durante as atividades laborais.
“A ideia foi trabalhar com o conceito amplo de trabalhador, informal e formal, com um olhar abrangente para atender de acordo com o perfil. Existem cuidados que a pessoa pode tomar no dia a dia e que ajudam na saúde em geral, como manter uma boa hidratação, a postura correta, ter cuidado com a postura em situações em que é necessário abaixar ou carregar peso, não forçar a coluna, praticar atividade física e exercícios de relaxamento”, destacou Elizabeth Modernel.
Durante a atividade, os profissionais da UBS organizaram a oferta de auriculoterapia para pessoas interessadas em experimentar a técnica, que está incluída nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) na Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em que se faz pressão em pontos da orelha para auxiliar no tratamento de problemas físicos e questões de saúde mental como estresse e ansiedade.
De acordo com Elizabeth Modernel, a Unidade de Saúde conta com três profissionais foram capacitadas para oferecer a auriculoterapia aos usuários dos serviços de saúde, sendo uma técnica da medicina chinesa com mais de cinco mil anos, que, comprovadamente, tem efeitos positivos no controle de questões como dores crônicas.
“Nós todos, como trabalhadores, temos muitas lesões por esforço repetitivo nos punhos, pescoço e coluna. E a auriculoterapia é muito potente em reduzir as dores causadas por essas lesões, como também no controle da hipertensão arterial e em problemas menstruais, cólicas e sangramento em excesso, ajudando a melhorar a qualidade de vida desses pacientes”, afirmou Elizabeth.
A enfermeira Andrea Nunes Monteiro, da UBS Silvio Santos, também informou que as ações do Abril Verde estão acontecendo durante o mês, com palestras, ofertas de serviços e práticas corporais com alongamento para servidores e usuários, mas que o cuidado com a saúde integral da população, incluindo trabalhadores, acontece de forma permanente na Unidade de Saúde.
“A saúde integral envolve questões físicas, mas também questões sociais e de saúde mental. Por isso, além de oferecer os serviços disponíveis na UBS, fazemos encaminhamentos quando necessário e orientamos para a prática de hábitos saudáveis de vida. Trabalhamos tanto e esquecemos do autocuidado, então é importante orientar para a importância da prática de atividade física, da alimentação saudável e de dormir bem”, apontou Andrea Monteiro.
A técnica de laboratório Luzimara Ferreira, moradora do bairro Compensa, participou da atividade educativa enquanto aguardava consulta de enfermagem na UBS Silvio Santos, e também destacou a importância da orientação para a população sobre saúde do trabalhador.
“Já desenvolvi problemas de saúde por esforço repetitivo no trabalho, problemas de postura e tenho desvio na coluna. Acho importante que as pessoas falem mais sobre esse assunto, tenham mais informações e orientações”, afirmou Luzimara.
Texto – Eurivânia Galúcio / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa