
Ações e estratégias desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Prefeitura de Manaus, para o fortalecimento da atenção à saúde bucal na rede de atenção básica da capital foram apresentadas em Belém (PA), nesta segunda-feira, 28/4. As apresentações fizeram parte da agenda da 9ª Reunião de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva, que acontece até quarta-feira, 30/4, na capital paraense.
Os cirurgiões-dentistas da Semsa, Kátia Vasconcelos e Elves Guedes, destacaram no evento iniciativas conduzidas por equipes da Gerência de Saúde Bucal e de unidades básicas da Semsa, para o reforço da prevenção do câncer bucal e para melhoria do atendimento de crianças e de populações de áreas ribeirinhas do município.
Elves, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Nossa Senhora do Livramento, apresentou dois trabalhos enfocando estratégias para aprimoramento da atenção à saúde bucal na comunidade ribeirinha homônima, situada na zona rural de Manaus. Os trabalhos, ele conta, tiveram boa receptividade dos colegas participantes do encontro.
“Os desafios e enfrentamentos vivenciados na saúde bucal em Manaus existem em toda a região e nossos relatos chamaram a atenção por trazerem formas de promover a saúde bucal com respeito às culturas e saberes da comunidade e reforçando o papel ativo dos usuários”, apontou o cirurgião-dentista.
Cirurgiã-dentista da USF Deodato de Miranda Leão, na zona Oeste, Kátia apresentou trabalhos com enfoque na otimização do atendimento de crianças e na prevenção de problemas de saúde bucal entre bebês em fase de amamentação de usuárias da unidade. Também destacou as ações da Semsa para reforço da linha de cuidado do câncer bucal, representando a gerente de Saúde Bucal da pasta, Cláudia Carvalho.
“Essa iniciativa da Semsa já foi premiada em Brasília e teve bastante receptividade em Belém, onde ainda está sendo implementada a linha de cuidado do câncer bucal. Os participantes fizeram muitas perguntas, foi um trabalho muito bem aceito”, relatou.
A cirurgiã-dentista ressaltou também o nível elevado das estratégias desenvolvidas pela Semsa em relação a outras apresentadas durante o evento na capital vizinha. “Acompanhamos outras apresentações no evento e pudemos ver que estamos à frente em se tratando de ações na área da saúde bucal coletiva”, asseverou a servidora.
“Isso reforça mais ainda a necessidade e a importância de estarmos indo para o restante do Brasil, apresentando e compartilhando nossas experiências bem-sucedidas na saúde, que outros municípios podem reproduzir e adaptar para suas realidades”, complementou Elves.
Além das apresentações, Kátia e Elves acompanham outras atividades do encontro em Belém, que terá ainda mesas temáticas, lançamentos de livros e reuniões. Organizado pelo Grupo Temático de Saúde Bucal Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o evento discute neste ano o tema “Saúde bucal e sustentabilidade no SUS: desafios e possibilidades nas pesquisas”.
Apresentações
Os trabalhos apresentados pelas equipes da Semsa em Belém foram “Ordenamento da saúde bucal para prevenção do câncer de boca na Semsa Manaus: relato de experiência”, “Impacto da otimização do atendimento de crianças em uma unidade de saúde de Manaus/AM com a adesão à Uapi”, “Odontologia e a equipe multidisciplinar no apoio ao aleitamento materno: uma parceria que vale ouro”, “Maloca do Conto – Prática integrativa de cuidado na atenção básica da população ribeirinha de Manaus/AM” e “Desafios e enfrentamentos para garantir o acesso à saúde bucal em comunidade rural de Manaus/AM”.
Além de Kátia, Elves e Claudia, atuaram como coautores dos trabalhos Shirley Passos, Mariene Diniz da Silva, Rosângela Oliveira, Andersson Figueiredo, Rosicley Barcelos e Renilson Gomes, também profissionais de saúde da Semsa.
Texto – Jony Clay Borges / Semsa
Fotos – Divulgação / Semsa