
O Vaticano anunciou hoje, 8 de maio de 2025, a eleição de um novo papa após um conclave que durou pouco mais de 25 horas. A fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina às 13h08 (horário de Brasília) confirmou a escolha do 267.º sucessor de São Pedro, que sucederá o Papa Francisco.
O novo pontífice é o cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, que até então ocupava o cargo de prefeito do Dicastério para os Bispos. Seu nome de batismo é Robert Francis Prevost, e ele escolheu o nome papal de Leão XIV, evocando tradições firmes da Igreja e, ao mesmo tempo, sinalizando um novo olhar para os desafios do século XXI.
A expectativa foi cumprida quando o cardeal protodiácono apareceu na sacada central da Basílica de São Pedro e proclamou ao mundo: “Habemus Papam!” — anunciando a eleição de Leão XIV.
A eleição foi marcada por um processo rápido e consensual entre os cardeais, com quatro votações realizadas — uma na quarta-feira (7) e três nesta quinta-feira (8). A Praça de São Pedro entrou em êxtase no momento em que a fumaça branca surgiu, símbolo tradicional de que uma decisão havia sido tomada. Sinos repicaram, fiéis se emocionaram e câmeras do mundo inteiro voltaram sua atenção para o coração da cristandade.
Em seu primeiro pronunciamento, o novo Papa fez um apelo tocante à unidade e à compaixão. Ele afirmou: “Caminhemos todos juntos, construindo diálogos e estando presentes para todas as pessoas que precisam de nossa presença, de nossa misericórdia e de nossa fé.”
O mundo agora aguarda com atenção os primeiros gestos e decisões de Leão XIV, que poderão representar a continuidade das reformas iniciadas por Francisco ou indicar uma nova direção para os desafios contemporâneos enfrentados pela fé católica.
Texto: Mirian Costa.