
Com foco na melhoria dos índices educacionais, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta terça-feira, 13/05, a “Aliança Pró-Saeb” nas sete Divisões Distritais Zonais (DDZs). A primeira a participar do evento foi a DDZ Sul, onde o evento aconteceu no auditório da própria divisão, na avenida Maceió, zona Sul da cidade e contou com a participação dos gestores escolares, que receberam as metas deste ano.
O programa tem o objetivo de valorizar os servidores que contribuíram para a melhoria dos resultados de aprendizagem dos estudantes, por meio do alcance ou superação das Metas Anuais definidas e pactuadas entre Semed e unidades de ensino.
O resultado obtido nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e consequentemente no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em 2023, divulgado em 2024, colocou Manaus como a capital com maior crescimento na educação básica, com maior nota entre as capitais com mais de 2 milhões de habitantes e como a 5ª maior nota geral. Naquele ano, foi o primeiro ano do Programa Educa+ Manaus e da Aliança Pró-Saeb.
Para o secretário de Educação, Júnior Mar, esse resultado alcançado pela educação municipal é fruto do trabalho de toda rede. Por mais que a prova seja realizada por estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental, professores de todas as fases, são os responsáveis por esse resultado.
“O Ideb nada mais é do que reflexo de muito esforço que é feito nas nossas unidades escolares. Ele é um reflexo da creche, da pré-escola, de todas as fases. Ele é fruto de trabalho bem-feito em rede. Nós temos este ano, mais uma vez, a oportunidade de trazer para as crianças da nossa Semed a liberdade, a oportunidade do crescimento, a oportunidade que muitas delas não têm na família e que encontram na escola esse ambiente”, acrescenta o secretário.
Uma das gestoras presentes foi Vera Aragão, da escola municipal José Carlos Mestrinho, unidade de ensino com a maior nota da capital amazonense entre as escolas que atendem ao ensino fundamental, anos iniciais. Ela atribui o sucesso a parceria entre toda equipe escolar, que se reúne em prol da melhor educação possível para as crianças e da DDZ e Semed.
“Desde aquele servidor que atende o aluno no portão, as manipuladoras de alimentos e os professores, todos são importantes. Também é importante o apoio da DDZ, da Semed, com todos os programas de incentivos. Tudo isso nos faz crescer mais. E nosso objetivo para essa próxima avaliação é ser primeiro lugar de novo”, completa Vera.
As escolas da DDZ Sul possuem a maior média entre as unidades municipais e a chefe da Divisão, Jeci Nascimento, atribui esse destaque aos profissionais que trabalham nas escolas e a essa motivação vinda da própria Semed.
“Nós queremos chegar num aprendizado adequado, um aprendizado de qualidade, então essa aliança vem para agregar, para motivar, para que mais tarde os professores possam também ser reconhecidos e toda a equipe da escola como uma escola de excelência como um ensino de qualidade”, finaliza Jeci.
Texto – Alexandre Abreu / Semed
Foto – Mário Oliveira / Semed