O prazo para participar da edição 2025 do Programa Bolsa Idiomas (PBI) encerrou às 14h desta quarta-feira, 21/5, com 12.898 inscritos. Para este processo seletivo, a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), coordenadora do programa de inclusão socioeducacional da Prefeitura de Manaus, ofereceu 36.021 oportunidades de acesso a cursos básicos de sete idiomas, em 17 instituições de ensino de língua estrangeira da rede privada parceiras. O PBI é voltado a estudantes a partir dos 10 anos de idade, cuja renda familiar não exceda a 2,5 salários mínimos, o equivalente a R$ 3.795, com base no valor vigente.

Pelo programa, as bolsas de estudos variam entre 50%, 75% e 100% de desconto no valor das mensalidades. Os cursos devem ter, no mínimo, 12 meses de duração.

Além do PBI, a Espi, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), concluiu, no dia 16/5, o processo de inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação 2025 (PBPG), para o qual 6.596 candidatos, sendo 151 Pessoas com Deficiência (PcD), fizeram a inserção das informações no sistema e estão concorrendo às 60.320 bolsas disponibilizadas por sete Instituições de Ensino Superior (IES) para 185 cursos de especialização lato sensu, na modalidade de ensino presencial.

“A cada ano, a gestão do prefeito David Almeida busca proporcionar mais e mais oportunidades para que pessoas de famílias menos favorecidas, independentemente de idade, possam se qualificar, seja por meio de uma graduação, de uma especialização ou do aprendizado de um segundo idioma. Só para 2025, os três programas de inclusão socioeducacional da prefeitura ofereceram mais de 144 mil oportunidades de acesso em instituições privadas de ensino, nessas modalidades”, destaca o diretor-geral da Espi, Aurilex Moreira.

Anteriormente, no final de dezembro de 2024, a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), disponibilizou, no edital do Programa Bolsa Universidade (PBU), um quantitativo recorde de oportunidades de acesso ao ensino superior em instituições particulares, com 47.377 vagas.

Resultados

Segundo o cronograma dos dois programas, Bolsa Pós-Graduação e Bolsa Idiomas, o resultado será divulgado no dia 3/6. No caso do PBPG, a entrega e recebimento de documentos na Instituição de Ensino Superior (IES) para a qual o candidato for selecionado em primeira chamada deverá ser feita, presencialmente, no período de 16 a 18/6, das 8h às 15h. Para o PBI, esse processo está marcado para o período entre 30/6 a 2/7, também de forma presencial, na Instituição de Ensino de Língua Estrangeira (Iele) indicada na inscrição.


Texto – Sandra Monteiro / Semad-Espi
Foto – Clóvis Miranda / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *