A Manaus Previdência, órgão da Prefeitura de Manaus, deu mais um passo importante na garantia da segurança das instalações e dos frequentadores da autarquia, ao formar sua própria brigada de incêndio com 20 participantes capacitados para atuar em situações de emergência.

Os servidores e colaboradores terceirizados concluíram o curso de formação de brigadista, com carga horária de 8 horas, nesta quarta-feira, 21/5, na sede da Manausprev, localizada na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, zona Centro-Sul. A iniciativa é requisito essencial previsto na Instrução Técnica nº 17/2019 do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM).

“O bem mais precioso que temos é a vida, e nós da Manaus Previdência, conscientes disso, estamos comprometidos com a segurança das pessoas e do patrimônio público, além de estarmos cumprindo a Lei, mesmo antes de formarmos essa brigada que veio para fortalecer essa segurança contra incêndios”, aponta a diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon.

A medida também é fundamental para a manutenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), conquistado pela Manausprev na última quinta-feira, 15/5. O documento atesta a conformidade das edificações (sede e anexo) com as normas de segurança contra incêndio e pânico.

O treinamento foi ministrado pela empresa especializada Toronto Equipamentos Contra Incêndio Ltda., sob a coordenação do instrutor Lauro Felipe Reis. Além de ser o responsável pela formação da brigada, Reis também liderou o processo de adequação das instalações da Manausprev, que culminou na obtenção do AVCB.

Formação

Os participantes, além de terem aulas teóricas, também partiram para a prática de como lidar em situações de emergência, prevenir e combater princípios de incêndio. Além disso, aprenderam técnicas de evacuação e utilização das rotas de fuga, prestação de primeiros socorros e manuseio correto de equipamentos como extintores, hidrantes e mangueiras. Foram simulados cenários de perigo para preparar os brigadistas a agirem sob pressão.

O chefe do Setor de Tecnologia da Informação (Stin), Dennison Leite, agora também brigadista da autarquia, afirmou que, além de cumprir a lei, a ação zela pela segurança física das pessoas e patrimonial do setor público.

“O curso foi importante para termos conhecimento sobre o cumprimento de normas, prevenção de acidentes e segurança do ser humano. A brigada é essencial para a Manaus Previdência, que sempre visa atender as exigências legais e, nesse caso, promover a segurança dos servidores e do patrimônio público”, enfatiza Leite.


Texto e fotos – Renata Felix/Manaus Previdência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *