
Com intuito de garantir ainda mais uma educação inclusiva e de qualidade, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 23/5, uma reunião com professores da Educação Especial, na sede da secretaria, localizada na avenida Maceió, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul. A ação, coordenada pela Gerência de Educação Especial (GEE), tem o objetivo alinhar diretrizes pedagógicas, socializar orientações e fortalecer a prática educacional inclusiva nas escolas.
Participaram aproximadamente 250 professores, incluindo docentes das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), Classes Especiais (CE), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Escola Especializada André Vidal de Araújo. Os educadores foram acolhidos com atividades laborais, palestras, orientações práticas, além de momentos de integração e reconhecimento do trabalho dos profissionais que tornam a escola um espaço de todos e para todos.
O secretário municipal de Educação, Júnior Mar, ressaltou a importância da atuação conjunta dos educadores para a construção de um ambiente escolar verdadeiramente inclusivo. “Quando temos profissionais comprometidos e alinhados com as práticas da rede, o impacto é direto no desenvolvimento das crianças. Cada ação, cada recurso utilizado com sensibilidade, fortalece a autonomia e a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.
A gerente da GEE, Amanda Macanoni, destacou a necessidade do engajamento e da formação continuada dos profissionais. “Precisamos de professores especializados e comprometidos com a causa. É essencial gostar e querer estar na Educação Especial. Se você conhece alguém que ainda não tem especialização, incentive essa pessoa a se preparar para somar conosco em sala de aula”, comentou.
A professora Dhayane Leite, da escola municipal Maria Leide Amorim, comentou que a reunião contribuiu para organizar o trabalho das equipes e qualificar o atendimento às crianças da Educação Especial. “A reunião foi fundamental para alinharmos nosso trabalho e melhorar o atendimento às crianças com necessidades especiais nas escolas”, concluiu.
Texto – Jordana Rodrigues/Semed
Fotos – Mário Oliveira/Semed