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Um total de 64.581 mil estudantes da Prefeitura de Manaus, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, matriculados nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta terça-feira, 3/6, da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), que acontece em todas as escolas públicas do Brasil. 

A prova, criada em 2005, é objetiva, composta por 20 questões que buscam despertar o interesse dos alunos pela matemática, incentivando o estudo através dos cálculos e revelando novos talentos na área. A competição é vista como uma das maiores do mundo em número de participantes.

Na escola municipal Deputado Federal Ulisses Guimarães, localizada no bairro Mutirão, zona Leste da capital, cerca de 500 alunos participaram da prova.

“A nossa preparação para a Olimpíada de Matemática começou neste ano letivo, sendo tema de reuniões com toda a comunidade escolar. Deixamos claro que a matemática está presente em todos os aspectos do nosso cotidiano. Precisamos estimular os alunos a compreensão de que a matemática não deve ser vista como algo difícil, mas como uma ferramenta essencial para a vida em sociedade”, afirmou o gestor da unidade, Carlos Alonso. 

A assessora de Matemática da Semed, professora Giselle Souza, destacou que a Obmep é uma excelente oportunidade para descobrir novos talentos e despertar o interesse dos alunos pela matemática, contribuindo também para melhorar o desempenho deles nessa área.

“A Semed é uma rede de ensino com alunos superdotados, inclusive, já tivemos uma medalhista de ouro. Depois da prova, conseguimos identificar esses talentos, incentivá-los e mostrar o quanto ser um medalhista pode transformar a vida deles. Explicamos as oportunidades que essa conquista pode trazer, tanto no aspecto pessoal quanto nas portas que se abrem por meio desse reconhecimento”, contou a professora. 

A primeira fase da Obmep é realizada, simultaneamente, em todo o país e funciona como etapa classificatória para a fase final, que inclui uma prova dissertativa e pode conceder medalhas, bolsas de estudo e outras oportunidades acadêmicas. Além disso, alunos da rede pública com maior desempenho podem ingressar no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece reforço em matemática e bolsa mensal de R$ 300.  

Para o professor de Matemática Raeleson Lima, é fundamental incentivar os estudantes a se interessarem pelas disciplinas da área de exatas, o que pode ser feito por meio de simulados e aulas baseadas em avaliações de anos anteriores. 

“A expectativa para o resultado dessa prova é uma das melhores, porque, como professor, eu ensinei, estimulei e acompanhei meus alunos durante todo o processo. Procuro mostrar a cada um que a matemática pode ser simples. Faço isso por meio da força tarefa, que são os simulados, aplicando provas que depois corrijo junto com as turmas. Fico muito feliz em ver o avanço positivo deles aqui na escola”, comentou Raeleson.

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Texto – Thalita Rodrigues/Semed 

Fotos – Eliton Santos/Semed

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