Em mais uma ação psicossocial voltada aos aposentados e pensionistas municipais, a Prefeitura de Manaus, via Manaus Previdência, certificou 18 participantes do curso de artesanato em feltro, nesta terça-feira, 28/5, na sede da autarquia, no bairro Chapada, zona Centro-Sul. A atividade que iniciou no último dia 7, aconteceu às terças e quintas-feiras, com uma hora de duração cada módulo.
O curso faz parte do programa “Vitalidade”, promovido pela Manausprev com objetivo de promover habilidades e a sociabilidade entre os participantes, o que colabora com promoção do bem-estar e, ainda, como apoio ao início de uma possível atividade financeira.
“A oferta de cursos, por meio do programa Vitalidade, permite que os aposentados e pensionistas aprendam algo novo que, inclusive, pode se converter em fonte de renda. Além disso, favorece a interação social, melhora a saúde mental e promove qualidade de vida desse grupo participante”, aponta a gerente de Previdência, Poliane Rio.
O curso aconteceu em parceria com a Escola de Serviço Público e Inclusão Socioeducacional (Espi), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), e teve como matéria-prima principal o feltro que é um tecido não tecido (TNT) feito de fibras sintéticas, muito utilizado em trabalhos artesanais para composição de bonecos, almofadas, flores, estojos, tapetes, fantasias e outros objetos.
A aposentada Emir Souza sempre participa das atividades ofertadas pela Manaus Previdência e enfatizou que, no curso de artesanato em feltro, aproveitou para fazer novas amizades, além de aprender uma nova maneira de produzir objetos para presentear.
“Vim fazer esse curso de artesanato com intuito de fazer novas amizades e aprender várias técnicas do artesanato em feltro. Foram dias maravilhosos, e aprendemos muitas coisas legais que podem até, futuramente, fazer para vender ou presentear. Só tenho a agradecer a Manausprev por essa oportunidade de estar aqui com outras colegas aprendendo essa maneira de trabalhar com feltro, fazendo peças muito bonitas”, enfatiza.
Programa Vitalidade
O Vitalidade é voltado a aposentados e pensionistas com intuito de abarcar as nuances da vida pós-concessão do benefício, com a oferta de cursos e outras ações educativas. Em 2023, 301 pessoas participaram da iniciativa com 23 atividades sensíveis aos efeitos da aposentadoria, que na maioria dos casos, é concomitante com a acentuação do processo de envelhecimento, abarcando assim uma série de transformações biopsicossociais.
Fonte: Prefeitura de Manaus
Leia mais:
Portal IF3M – Sustentabilidade e solidariedade na Assembleia Legislativa do Amazonas
Portal IF3M – Caio André decreta luto oficial de dois dias pelo falecimento de Arthur Bisneto