Foto: Divulgação/CMM

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, nesta segunda-feira (17/06), propositura que obriga a concessionária Águas de Manaus a notificar os consumidores sobre multas aplicadas. O Projeto de Lei nº 257/2022, de autoria do vereador Eduardo Alfaia (Avante), foi encaminhado à sanção do Executivo Municipal, após aprovação no plenário Adriano Jorge.

De acordo com a matéria, a notificação da multa aplicada ao consumidor será feita no ato da constatação da infração, se possível; nas faturas; e no sítio eletrônico da concessionária.

A notificação da multa deverá, obrigatoriamente, informar data de constatação da infração; fundamento legal quanto à tipificação da multa; prazo para interposição de recurso; e local de interposição do recurso, com a especificação se o processo é virtual ou físico.

Em sua justificativa, o projeto busca o devido respeito aos princípios da transparência e publicidade, visto que, nos casos de multa aplicada ao consumidor, não há, muitas vezes, a devida notificação desta.

“A garantia da devida notificação da aplicação de multa nos casos previstos nesse projeto de lei, facilitaria a ciência da multa por parte do consumidor. Isso condiz diretamente com o princípio da transparência”, diz o texto do projeto aprovado.

Fonte: CMM

Leia mais:

Portal IF3M – Prefeitura lança a 3ª edição do “Manaus Adventure 2024” neste domingo

Portal IF3M – Entre abril e maio deste ano, prefeitura soma mais de 8 mil atendimentos no licenciamento urbano

Portal IF3M – Festival de Parintins no Dia dos Namorados: quando os contrários se atraem, a torcida é pelo amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *