Centro de Manaus conta com primeiro Skyglass público no mirante Lúcia Almeida
O mirante Lúcia Almeida, primeira obra de reabilitação e reconversão de uso no Centro Histórico de Manaus, localizado no início da avenida 7 de Setembro, zona Sul, ganha o primeiro Skyglass público, inaugurado, nesta quarta-feira, 23/10, como parte do programa “Nosso Centro”. São quase 40 metros quadrados de piso, somando as oito peças de vidro laminado translúcido de 43 milímetros na varanda principal do mirante.
“É a última colocação da engrenagem deste projeto fantástico que é o mirante. Sem dúvidas, com esse piso de vidro será mais um atrativo aos turistas que passam por aqui, que veem um diferencial no espaço, e tudo isso agrega valor ao turismo local. É algo que muda a concepção do centro da cidade. Já tivemos o mirante Lúcia Almeida, o píer turístico Manaus 355, e desta vez, a joia da coroa com o Skyglass”, afirmou o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta.
A recomendação de uso para frequentar o espaço e ter uma melhor experiência é de ter, no máximo, três pessoas por vez em cada peça. As oito peças foram produzidas exclusivamente para o mirante, com camadas intermediárias estruturais à base de resina ionomérica para uso em laminados, a sentryglas, que é cinco vezes mais resistente e até cem vezes mais rígida do que os interlayers convencionais.
De acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, o investimento na recuperação do centro histórico da capital agrega valor à região e atrai mais visitantes ao novo espaço.
“Com a novidade do primeiro Skyglass público da cidade, reforçamos a maneira como a prefeitura trabalha para a revitalização do centro de Manaus, e após isso, mudamos a maneira que se enxerga essa região, como o verdadeiro potencial ponto de negócio. Já recebemos consultas sobre hotéis, hotéis-boutiques, restaurantes, pequenas casas de shows. Tudo isso gera prospecção para virem ao centro histórico”, informou Valente.
A estrutura forma um arco completo, fechado com guarda-corpo. As peças foram colocadas no local com o uso de técnica de içamento por um guindaste.
“Eu vim da Suíça, acompanhada pelo meu namorado francês, e é interessante ver o nível do rio por meio do mirante, embora esteja no período da seca é bem bonito. Eu gostei muito da vista com esse piso de vidro, é uma ideia bastante legal para ter a visão bem aberta”, relatou a turista e estudante de línguas estrangeiras, Naiara.
Varanda transparente
Com o piso, a população terá acesso à varanda tendo a visão transparente para o leito do rio Negro, na seca, e para o próprio rio, quando ele estiver com a água no volume normal. Cada lâmina do Skyglass possui 500 quilos e sua produção levou seis meses, com as devidas dimensões de encaixe em cada vão na estrutura em ferro.
O Skyglass é a quinta intervenção feita no início da avenida 7 de Setembro, no Centro, dentro do projeto de reabilitação, que já entregou o mirante, o largo de São Vicente, o casarão Thiago de Mello e o píer turístico Manaus 355.