Fotos – Eliton Santos / Semed

Com o objetivo de promover um ensino mais moderno e inclusivo, preparando os alunos para os desafios do futuro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta terça-feira, 29/10, a cerimônia de premiação para os alunos do projeto “Curumim QUIZQUEST”, da Escola Municipal Professor Álvaro César de Carvalho. Os estudantes representarão o estado do Amazonas no “Desafio Liga Jovem”, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto “Curumim QUIZQUEST” é uma iniciativa que visa transformar o ensino e aprendizado de forma lúdica e interativa. Por meio de uma plataforma digital, os alunos participam de quizzes que abrangem diversos temas, incluindo ciências, matemática, história e cultura. Além de incentivar o aprendizado, o projeto busca fomentar a inclusão digital, permitindo que os alunos tenham acesso a tecnologias e recursos educacionais modernos.

Na oportunidade, o gerente de Tecnologia Educacional, Austonio Queiroz, explicou que, atualmente, a rede municipal conta com cerca de 234 Centros de Tecnologia Educacional (CTE), que garantem aos alunos continuarem cada vez mais motivados a aprender sobre robótica.

Fotos – Eliton Santos / Semed

“Todos os CTEs estão equipados para desenvolver projetos inovadores como o ‘Curumim QUIZQUEST’. Recentemente, uma dessas escolas recebeu o kit de robótica Lego Spike, proporcionando novas oportunidades de aprendizado. Essa equipe não apenas representará o estado do Amazonas, mas também toda a região Norte na competição nacional. O trabalho realizado pelos alunos e pela coordenadora é de extrema importância, e o apoio da Semed é fundamental para o avanço desse projeto”, disse o gerente.

A gestora da escola, Rosenilce Vasconcelos, destacou a importância do projeto “Curumim QUIZQUEST” na vida da comunidade escolar.

“Foi essencial para todos nós, pois desenvolvemos um aplicativo com conteúdos relacionados às provas que os alunos estavam estudando. Esse recurso permitiu que os estudantes se concentrassem mais e despertassem o desejo de aprender, tornando o estudo mais envolvente do que apenas ler livros. Nossa média de notas subiu de 4,7 para 5,3, o que foi uma grande alegria”, contou Rosenilce, ressaltando o compromisso da escola com os alunos.

Os alunos participantes do projeto “Curumim QUIZQUEST” têm se destacado em âmbito nacional, com mais de 54 mil participantes e 6 mil times envolvidos. Dentre esses, 1.029 equipes foram validadas, contando com a orientação de 261 educadores de 46 instituições de ensino.

De acordo com a orientadora do projeto, professora Juliana Viana, é motivo de alegria ter os alunos da sua escola na final do campeonato nacional, representando o Norte.

“A dedicação e o esforço de cada um dos alunos foram fundamentais para chegarmos até aqui. Sinto uma imensa gratidão por fazer parte dessa jornada com eles. Vamos continuar dando o nosso melhor, pois já somos vencedores apenas por estarmos juntos nessa experiência”, afirmou a professora Juliana Viana.


Texto – Thalia Rodrigues / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *