Com o objetivo de oferecer uma educação mais inclusiva e transformadora, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), implementou o Plano de Potencialização Neuropsicomotora (PPNP). O programa, que combina psicomotricidade e neurociência, foi desenvolvido para apoiar o desenvolvimento de crianças com atrasos motores e cognitivos. Entre fevereiro e setembro, a iniciativa atendeu 565 crianças de 49 unidades escolares, realizando mais de mil intervenções nesse período.
O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Júlia Barjona, no bairro São José, zona Leste, é uma das unidades participantes do projeto e se destacou pelo impacto significativo das ações, tornando-se referência no programa. As intervenções contaram com a participação de assessores da “Caravana da Educação Infantil” em atividades que equilibram aprendizado e diversão: Hora do Contrato, que estimula um ambiente seguro e acolhedor; Ginástica da Alegria, com atividades dinâmicas para promover o engajamento; Circuito Motor, que desenvolve habilidades como equilíbrio e coordenação; Hora do Jogo, promovendo brincadeiras livres para fomentar a criatividade; e Volta à Calma, um momento de relaxamento e reflexão.
Os resultados são expressivos: a média de execução do circuito motor reduziu de 57 para 53 segundos, indicando avanços em controle motor e agilidade. Além disso, houve melhorias no equilíbrio, tonicidade e percepção espaço-temporal.
A adesão ao PPNP foi alta, com 78% das crianças participando regularmente. Professores e famílias também desempenharam papel fundamental, com 330 reuniões realizadas para reforçar a integração entre escola e família no processo educativo.
Priscila Lima, mãe de Lorenzo Lima, de 5 anos, uma das crianças atendidas pelo programa no Cmei Júlia Barjona, celebrou os avanços do filho. “O Lorenzo tinha muita dificuldade para se concentrar e interagir com outras crianças. Depois de participar das atividades do PPNP, ele ficou mais confiante e está se desenvolvendo muito bem. Para nós, pais, é gratificante ver como a educação pode realmente transformar vidas”, comentou.
A professora Paula Lopes, que acompanhou as intervenções no Cmei Júlia Barjona, reforça o impacto do programa no dia a dia das crianças. “Percebi uma grande evolução nas habilidades motoras e no comportamento delas. Crianças que antes eram mais tímidas e retraídas passaram a interagir melhor e a participar com mais entusiasmo das atividades escolares”, destacou.
Para Alexandre Romano, coordenador do projeto, o PPNP vai além de um programa pedagógico. “Ele é uma ferramenta transformadora que prepara as crianças para alcançar seu potencial máximo, tanto nos aspectos cognitivos quanto socioemocionais. As atividades planejadas geraram impactos positivos no desenvolvimento técnico das crianças e em sua autoconfiança”, concluiu Romano.
Diante do sucesso, a Prefeitura de Manaus planeja expandir o programa em 2025, consolidando a cidade como referência em inovação educacional e reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva e transformadora.
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Texto – Jordana Rodrigues/ Semed
Fotos – Eliton Santos/ Semed