As investigações continuam para prender outros suspeitos envolvidos na ocorrência
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) com apoio da Polícia Civil (PC-AM) e da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) prendeu em flagrante, neste sábado (14/12), um homem de 31 anos que participou da tentativa de roubo a uma loja a um centro de compras, localizado na zona centro-sul de Manaus. Durante a ação integrada, foram recuperados relógios e joias que haviam sido levados pelos suspeitos e duas armas de fogo.
O infrator foi preso pelo efetivo de novos soldados da corporação, que integra a Operação Natal, lançada pela Polícia Militar no início do mês de novembro nas áreas comerciais da capital.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Klinger Paiva, destacou a forma imediata em que a corporação atuou na ocorrência. “A Operação Natal conta com 1.800 policiais militares, divididos em três turnos, e segue até janeiro. Essa ocorrência foi repassada pessoalmente por um dos guardas do shopping às equipes policiais dos novos soldados que faziam o patrulhamento a pé, naquela área. Ao ingressar no estabelecimento, os policiais militares conseguiram efetuar a prisão do suspeito e parte do material roubado”, ressaltou o coronel Klinger.
O secretário executivo da SSP-AM, coronel Anézio Paiva, ressaltou a atuação integrada das forças de segurança que, rapidamente, atendeu a ocorrência. “Quero agradecer as forças policiais, o Corpo de Bombeiros, que levaram o serviço de saúde para dentro do centro comercial para acalmar os ânimos da população que estavam no local. Além disso, tivemos o apoio do “Paredão” da SSP-AM que está realizando todo o mapeamento e verificando os carros e motos que foram utilizados nessa ação”, disse o coronel.
Além da prisão do suspeito, e da recuperação do material, as equipes da PMAM apreenderam, durante as ações, uma motocicleta e duas armas de fogo, sendo que uma delas foi apreendida pelos policiais da Rocam, no bairro Cidade de Deus, na zona norte de Manaus.
Policiais da Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atendem na área também atuaram na ocorrência, assim como policiais militares das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática, e policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), além da Secretaria Executiva de Inteligência (Seai).
Investigação
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, disse que prontamente foram acionados os times táticos da Core para somar forças com as outras equipes das Forças de Segurança.
“Alguns policiais civis da Core estiveram dentro do shopping center e contribuiu na primeira intervenção, realizando cercos em determinados locais até que a Polícia Militar conseguisse efetuar a prisão em flagrante de um dos suspeitos. Ele estava usando identificação falsa, mas já temos a qualificação dele e identificamos que ele já cometeu outros roubos no estado do Pará”, falou o delegado-geral.
Segundo Fraga, o indivíduo tinha dois mandados em aberto, um por organização criminosa voltada para roubos majorados como o que ocorreu no shopping center, e outro por roubo majorado.
“Em relação aos demais integrantes do grupo criminoso, a Polícia Civil está com equipes policiais da DERFD e do Departamento de Inteligência e Polícia Judiciária (DIPJ) para qualificar e efetuar as prisões deles. Esperamos apresentar as prisões deles o mais breve possível e tenho certeza que a Polícia Civil não vai parar até captura-los”, disse o delegado-geral.
O suspeito foi levado para a Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), onde foi autuado em flagrante por roubo triplamente majorado, com emprego de arma de fogo, com o uso de agentes e restrição de liberdade, além do uso de documento falso. O veículo apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnico-Científica (DPTC), para que seja realizada a perícia.
O secretário executivo da Seai, Divanilson Cavalcanti, acompanhou os trabalhos e destacou a integração, tanto da Polícia Militar, quanto da Polícia Civil e ressaltou que todos estão empenhados no levantamento de todos os dados necessários a serem repassados às equipes operacionais.
“Estamos ajudando no levantamento desses dados para que, por determinação do senhor secretário, todos os meios tecnológicos sejam utilizados para a elucidação desse delito”, enfatizou.
Polícia Científica
O trabalho da polícia científica foi realizado pela equipe do Instituto de Criminalística Lorena dos Santos Baptista (ICB-LSB), do DPTC. De acordo com a diretora da IC, Najara Marinho, as provas técnicas são irrefutáveis e subsidiam o trabalho da Polícia Civil.
“A perícia técnica esteve no local, fez a coleta de provas, encontramos sangue dos infratores que se feriram com a quebra dos vidros, estojos da arma de fogo, e tudo isso vai ser considerado no laudo. Também, posteriormente, será considerada a questão dos danos das lojas para que a sociedade não fique sem resposta. E a importância dessa coleta feita de pronto e do apoio que tivemos de todas as Forças do Sistema de Segurança Pública é que esses infratores sejam de fato presos e condenados e mantidos presos graças à irrefutabilidade da prova produzida no local de crime”, destacou Najara.
Corpo de Bombeiros
Além do trabalho ostensivo, investigativo e de captura, o Corpo de Bombeiros (CBMAM), também esteve atuando no atendimento e buscas dentro do centro de compras para prestar atendimento de salvamento aos trabalhadores e clientes do local.
“Nós levamos um efetivo em sua grande maioria de saúde, com psicólogos, com enfermeiros, com médicos, para que abordassem de loja em loja e verificar as condições daquelas pessoas. Saímos agora a pouco de lá conversando com a administração, que vai fazer a reabertura do estabelecimento já em segurança”, informou o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Orleilso Muniz.
FOTOS: Arthur Castro / Secom