A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), apoia produtores da agricultura familiar durante a realização da primeira “Feira de Natal do Mercado de Origem da Amazônia”, no complexo Boothline, localizado na rua Tamandaré, no Centro, zona Sul da capital.
A feira iniciou nesta semana, funcionando das 8h às 20h, com a oferta de produtos da cultura amazonense, gastronomia e agricultura familiar, como frutas, verduras, hortaliças e laticínios.
O novo espaço da cidade fica localizado no centro histórico, em uma área que estava abandonada ao lado do porto de Manaus e que está sendo revitalizada para se tornar um grande mercado de resgate da cultura amazonense, contando com suporte da Prefeitura de Manaus.
O secretário da Semacc, Wanderson Costa, ressaltou a importância desse momento especial que o centro histórico vive com o surgimento do mercado de origem na área do Boothline. Ele afirma que essa parceria será mantida para que mais feiras ocorram, se tornando um grande ponto de venda para produtores rurais, artesãos e feirantes da capital, dando mais movimento para a região.
“Não vamos parar somente na feira natalina. Essa feira estará dando continuidade. São feirantes, produtores rurais, pessoas que trabalham com artesanato, que trazem toda a sua produção para o cliente, que podem acessar esses produtos lá na feira que estamos realizando e dando apoio. A gente fica muito feliz em poder colaborar, participar da história da nossa capital e trazer de volta um grande movimento comercial para o centro”, afirmou Wanderson.
O idealizador do Mercado de Origem da Amazônia, Elias Tergilene, destacou que o espaço é um resgate de um equipamento do século 19, que vai se tornar um dos maiores mercados do país, valorizando o Centro, já sendo um grande presente de Natal para a cidade neste fim de ano.
“Eu quero agradecer pela recepção da prefeitura, de todos os órgãos que me receberam aqui. Em 90 dias, nós estamos fazendo essa coisa inédita de entregar a primeira etapa do mercado de origem com essa grande feira aqui no Centro. Local antes marcado por criminalidade e vulnerabilidade social, hoje recebe essa grande feira, com as famílias, um ambiente agradável e seguro, isso realmente foi uma grande mudança”, comemorou Elias.
A agricultora Marilene Arruda convidou a população para conhecer a feira de Natal. “Aqui está funcionando essa feira com artesanato, tem queijo, leite, todo tipo de produtos. Essa é a mais nova alternativa de feira, que é uma feira de Natal, bem localizada na cidade. Então, estão todos convidados para vir aqui nos visitar”, disse.
Além dos produtos da agricultura familiar, a feira de Natal conta com comidas típicas, food trucks, artesanato, plantas ornamentais e apresentações musicais.
Texto – Geraldo Farias/Semcom