
Data: 2/07/2025
Texto: Suframa/Divulgação
Fotos: colaboração de Ester Carvalho/Suframa
Representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Grupo Stellantis se reuniram nesta quarta-feira (2), na sede da Autarquia, para discutir o potencial da Zona Franca de Manaus (ZFM) como polo atrativo para fornecedores da indústria automotiva, com foco em ações que possam adensar a cadeia produtiva regional e nacional ao mesmo tempo em que geram empregos e promovem a sustentabilidade.
Durante o encontro, o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, apresentou um panorama dos 58 anos da ZFM e do funcionamento do Polo Industrial de Manaus (PIM), destacando seu papel original de abastecer, principalmente, o mercado brasileiro. Ele também abordou temas como a Reforma Tributária, a Lei de Informática da ZFM e os investimentos na industrialização da matéria-prima regional, ressaltando a importância de se discutir as contribuições da ZFM para a preservação do meio ambiente. “Não se discute preservação do meio ambiente sem se falar da Amazônia Ocidental e do Amapá, que são as áreas de abrangência da Suframa”, destacou, na ocasião, o superintendente.
A equipe da Suframa na audiência – composta também pelo superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, e o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa – prestou, ainda, orientações sobre Processos Produtivos Básicos (PPB), a apresentação de projetos ao Conselho de Administração da Suframa (CAS) e a forma legal de instalação na área federal disponibilizada no PIM. Questões como o potencial do aproveitamento do curauá e o desenvolvimento da cadeia produtiva por meio do incentivo a projetos executados no Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) também foram temas relevantes na reunião.
A Stellantis é a quarta maior empresa do mundo no setor automotivo, com seis milhões de veículos vendidos ao ano e 14 marcas de destaque. O grupo possui uma forte presença no Brasil, com três plantas industriais automotivas, mais de 1.200 fornecedores e 120 mil empregos diretos. A projeção é de investimentos de R$ 32 bilhões entre 2025 e 2030 no Brasil e na América do Sul, com foco em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).
De acordo com o gerente de Compliance Regulatório da Stellantis, Leonardo Amaral, o objetivo da reunião foi entender o ecossistema da Suframa e da Zona Franca de Manaus e suas potencialidades na realização de negócios com base na sustentabilidade. “A gente entende que a ZFM é um modelo sustentável de incentivo a negócios, sempre pautado na preservação ambiental, mas que também gera competitividade para o País”, afirmou Amaral.
Amaral ressaltou ainda que, embora a Stellantis não tenha o foco de produzir diretamente na ZFM, o grupo está interessado compreender o ecossistema e sua maturidade. “Agradecemos ao time da Suframa a receptividade, nossa percepção é de que existe na Zona Franca um ecossistema maduro que vem sendo aperfeiçoado ano após ano”, reforçou.
Informações: imprensa@suframa.gov.br