Após alguns dias de luta para tentar manter a companheira “Filó” por perto, o influencer e fazendeiro Agenor Tupinambá, de 23 anos, usou as redes sociais para informar que entregou a capivara Filó às autoridades ambientais nesta quinta (27). Com o auxílio de amigos, familiares e apoiadores da causa animal, o fazendeiro entregou o animal ao Ibama, em Manaus.
Agenor chegou a ser multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil pela criação da capivara em ambiente doméstico, o que é ilegal, sem autorização do órgão ambiental competente. O influencer foi acusado de maus-tratos, abuso e exploração animal.
Na capital amazonense, a capivara ficará no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) para que possa ser integrada a natureza.
Em seu Instagram, Agenor contou sobre a decisão e afirmou não ter lucrado com os vídeos postados nas redes sociais: “Essa mensagem é para todos. É para quem duvidou de mim e para quem sempre teve certeza de quem eu sou. É dedicada aos que me acompanham desde o começo e aos que acabaram de chegar”, começou ele.
“Eu também sei que aconteceram equívocos, e garanto que os erros que cometi foram inconscientes, sem má índole e nem qualquer tentativa de exploração. Absolutamente nenhum vídeo com ela me trouxe qualquer resultado financeiro. Era apenas eu com um celular na mão, registrando a minha própria vida ribeirinha”, disse Agenor.
Na mesma publicação, Agenor disse que em conciliação, o Ibama deu a possibilidade para que a Filó ficasse próxima dele e encontrasse um bando de capivaras para integração. “Porém, aqui sabemos da dificuldade de encontrar um bando e dos riscos que ela poderia correr”. Ele não comentou se ainda pagará a multa imposta pelo órgão ambiental.
Para encerrar o assunto, ele afirmou: “E hoje eu também me liberto de qualquer necessidade de provar meu amor pela filó e por outros animais. Eles sabem! Eu me liberto de qualquer julgamento que vá contra os meus valores e ideais, eu sei o homem que eu quero me tornar”.
Veja o vídeo:
Edição: Cristiana Tavares
Leia mais :
Porta IF3M – Homem é morto a tiros e facção deixa bilhete ao lado do corpo em Manaus
Portal IF3M – Enem: candidatos têm até esta sexta-feira para pedir isenção de taxa
Portal IF3M – PF deflagra Operação Fantoches contra fraudes na aquisição de armas de fogo