A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema) está participando de encontros nacionais com gestores de órgãos estaduais do Meio Ambiente. As agendas começaram na quarta-feira (23/08) e encerram nesta quinta-feira (24/08), em Florianópolis (SC), e contempla encontros, debates e visitas técnicas para alinhamento de atividades integradas e compartilhamento das boas práticas ambientais.
Na quarta-feira, eles participaram da Reunião do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, iniciativa integrante da Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force).
Na ocasião, os secretários das pastas ambientais da Amazônia brasileira fizeram um nivelamento nos temas da agenda de cooperação, que inclui diálogo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, além de pautas como Cadastro Ambiental Rural (CAR), Licenciamento, Fundo Amazônia, combate a crimes ambientais, resultados da Cúpula da Amazônia e o Projeto de Lei que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Os Estados também participaram de um planejamento conjunto com a Secretaria Executiva do Consórcio Interestadual para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal. Um dos assuntos em discussão foi o apoio do Consórcio para incentivar o desenvolvimento de iniciativas de bioeconomia no bioma. A comitiva da Sema é formada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e a secretária executiva da pasta, Raquel Said.
“Essa foi uma reunião importante de alinhamento, para o fortalecimento de bioeconomia dos estados, em especial, os investimentos para o mercado de carbono e a parte da bioeconomia voltada para as cadeias produtivas extrativistas. Isso vai ser feito em parceria com o GCF e vai ajudar a captar recursos para essas áreas nos estados da Amazônia Legal”, explicou o secretário Eduardo.
Nesta quinta-feira (24/08), a Sema Amazonas participa da 114ª Reunião Ordinária da Associação de Entidades de Meio Ambiente (Abema), com a participação da Secretária Nacional de Aquicultura, Tereza Nelma da Silva Porto Viana Soares e realização de Câmaras Técnicas voltadas ao ao clima, biodiversidade, entre outras temáticas.
“O Amazonas já sediou a Reunião Ordinária da Abema, em 2021. Essa modalidade itinerante dos encontros com os gestores ambientais de todo o Brasil é ótima, pois nos permite debater os alcances e limites da política ambiental brasileira nos diferentes biomas, sob diferentes vivências”, completou Taveira.
Fonte: Agência Amazonas
Leia mais :
Portal IF3M –PC-AM divulga imagem de homem procurado por estupro de vulnerável
Portal IF3M –CMM entrega Medalha de Ouro ‘Cidade de Manaus’ ao presidente do boi Caprichoso
Portal IF3M –Prefeitura cria rede integrada de segurança pública para atuar durante o festival #SouManaus 2023