Foto: Reprodução

Fausto Silva, passou por cirurgia para transplante de coração na tarde deste domingo (27). Ele está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista. Internado desde o dia 5 para tratar insuficiência cardíaca, sua equipe médica passou a indicar a cirurgia no dia 20. O prazo total entre a internação e o transplante foi de 22 dias. Em São Paulo, o tempo de espera por um transplante oficialmente é de 1 a 3 meses – mas pode ser reduzido por urgência.

A fila de espera por transplante de órgãos no Brasil conta com 66.179 pessoas, aponta dados do Ministério da Saúde. No Brasil, os transplantes de órgãos são realizados pelo SNT (Sistema Nacional de Transplantes), e é ele que monitora as listas de estados e regiões, juntamente com outros órgãos de controle federais. A organização da fila de espera é feita somente pela rede pública, que envolve o Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, mesmo que a cirurgia seja custeada de forma particular e não pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os transplantes, de modo geral, dependem “de fatores como disponibilização do órgão por meio do processo de doação, ordem cronológica, gravidade do caso e disponibilidade ou não de tratamentos alternativos, com prioridade aos casos de urgência, em que há risco de morte”.

Edição: Mirian Costa

Leia mais :

Portal IF3M –Mercado eleva para 2,31% projeção do crescimento da economia em 2023

Portal IF3M –Prefeitura de Manaus encerra quarto lote de pulseiras para o #SouManaus 2023

Portal IF3M –Ministério Público de SP abre inquérito para investigar 123milhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *