O prefeito de Manaus, David Almeida, realizou, na manhã desta sexta-feira, 29/9, a entrega de 20 embarcações, tipo bote, e 60 motores, que irão beneficiar quase 150 comunidades em nove polos rurais. A ação integra as medidas adotadas pela prefeitura para auxiliar as famílias atingidas pela estiagem severa deste ano.
Segundo o prefeito, os auxílios e benefícios concedidos reforçam o compromisso com as comunidades neste momento de seca severa. “Estamos focando na qualidade dos nossos serviços e em dar oportunidades para as pessoas que mais precisam. São 55 comunidades mapeadas, sendo 33 no rio Negro e 17 no rio Amazonas. Já estamos entregando para os líderes dessas comunidades esses motores e mais os botes, para que possam auxiliar no transporte de quem vive próximo aos rios”, garantiu Almeida.
O chefe do Executivo municipal destacou as demais ações que serão realizadas para minimizar os danos à população da zona rural, que mais vem sofrendo com a estiagem. “Na segunda-feira, nós sairemos com balsas para os rios Negro e Amazonas, juntamente com a concessionária de água, levando água potável para a população, além de cestas básicas e alimentos. Somados a isso, estamos em tratativas para que, nesse mesmo período, possamos perfurar 30 poços artesianos com reservatório de água para fazer a distribuição de água potável, anualmente, nessas comunidades que ainda não têm o abastecimento de água potável”, completou.
A entrega das embarcações, realizada por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), tem o objetivo de fornecer um meio de transporte seguro e eficiente para atender as necessidades dos empreendedores rurais das comunidades que vivem em áreas próximas a rios.
“Essa ação, além de ser empreendedora, é transversal e atende todos os serviços da Prefeitura de Manaus. Sabemos que essas ações transversais tendem a ajudar as comunidades em momentos de crise, que é o que estamos vivendo agora, e esse benefício vai chegar também em quem não conseguiu chegar até aqui por conta da dificuldade”, disse o titular da Semtepi, Radyr Júnior.
Decreto
O prefeito David Almeida assinou e publicou o Decreto 5.694 (em anexo), no Diário Oficial do Município desta quinta-feira, 28/9, que declara, pelo período de 90 dias, a situação de emergência em Manaus, por conta da estiagem.
O documento prevê uma série de ações para o enfrentamento da vazante no município, entre articulação com os governos estadual e federal, contratação temporária de pessoal e aquisição de bens e materiais, se necessário, para o atendimento da população no período.
Fonte: Prefeitura de Manaus
Leia mais :
Portal IF3M – Prefeitura constrói ponte de 150 metros na marina do Davi para conter impactos da seca dos rios
Portal IF3M – Governo do Estado abre inscrições para os editais da Lei Paulo Gustavo nesta sexta-feira (29/09)
Portal IF3M – André Felipe é condenado a 10 anos e três meses de prisão, por divulgar fotos da autópsia de Marília Mendonça